Contra a pobreza.

O poder visual de campanhas como a seguinte impressiona-me. A BBDO deu o tiro certeiro na forma de alertar as pessoas para a pobreza infantil nas Filipinas com estas duas peças. Faz-nos pensar que o mundo real é um mundo cruel. A organização Childhope Asia Philippines é uma das muitas que luta contra esta crueldade.

E quando imaginamos uma criança a dormir no chão ao relento ou a lavar-se numa torneira pública sem o mínimo de condições não podemos ficar indiferentes. Eu não fico. Porque a publicidade também serve para isso.
























Este post marca o início da associação do PUBmundo à causa da luta contra a pobreza: Make poverty history!

TMN muda imagem

De repente os jornais ficam azuis e há bandeiras azuis na rua, uma autêntica pândega! A TMN decidiu fazer uma operação plástica que já se anunciava mas pelo que já vi, é só mesmo a imagem que muda. Os serviços, os tarifários, os equipamentos ficam na mesma. Mesmo assim, era a única operadora que ainda não a tinha feito e por isso tinha que surgir naturalmente. Veremos se mais novidades surgem.

Até já.

Small but tough.

Provavelmente já conhecem o anúncio do King Kong premiado em Cannes mas estes não lhe ficam nada atrás. É a DDB on fire!


















Quinta-feira trago mais novidades.

Sim sr.ª professora!


















A Naga DDB Malásia traz-nos mais uma pérola para a Wonderbra... Valeu prata em Cannes este ano.

Super Bock - Parte 2

Pronto! Tinham que borrar a pintura... Estava tudo a ir tão bem: uma campanha estável que reforçava a sua posição de líder com humor e sentido de oportunidade.. e em menos de 2 semanas mudam 2 vezes o rumo das campanhas por causa... da Sagres.

Não percebo. Se à pouco tempo não via qualquer problema com os mupis de líder agora vejo um problemão! Mas o que é isso do BiTri Penta Tri Tetra Quantas-Vezes-Eles-Quiserem campeão?? Que tentativa aterradora é essa de misturar futebol com discotecas? Não tem piada nenhuma!!! Há 28 anos a ganhar o monde selection?? Mas o que é isso do monde selection? E o que é que isso contribui para a minha felicidade?? Quero lá saber! E aproveito para dizer que 95,9% dos que bebem cerveja também não devem querer saber tá? Sim porque para chegar aqui, não sei se repararam (foi tão rápido!) mas houve outra campanha (um pouco mais feliz, digo eu) que brincava com percentagens, também numa clara afronta à campanha da Sagres Bohemia. O que é demais, é demais!

Incrível como num curto espaço de tempo se enterraram desta maneira. Há anos que não conseguia ver uma campanha tão má vinda da Super Bock. Estou triste por eles.

Absolut quê?

Com certeza já muitos de vocês conhecem a fantástica campanha da Absolut Vodka. Para além de estar condenada ao sucesso pela sua criatividade, ela é enorme. Todas as semanas me deparo com novos cartazes em que mais uma vez, a garrafa deste Vodka é a protagonista em diversos contextos e sob o slogan "Absolut qualquer coisa." Muitos deles fazem-me mesmo duvidar acerca da sua autenticidade. Eis o último exemplo (surpreendente!) que conheci.

Amstel em Amsterdão
























Este é de génio...

O melhor e o pior...

Gostei muito da campanha do Instituto Óptico, sim senhor! Já desde os tempos áureos do Júlio Isidro, esse colosso da tv portuguesa, não via uma coisa tão divertida para aqueles lados. Gostei porque cheira a novo, porque surpreende, e diverte o próprio espectador conseguindo transformar uma situação estapafúrdia em algo bem lógico. Quem entra no Instituto Óptico para pedir um café ou para comprar ferramentas foi mesmo ao sítio certo! E está tudo dito.

Super Bock e Ikea também estão em alta...

Por outro lado, a saga MillenniumBCP continua: depois do carro português do ano de Jorge Gabriel e das dramáticas rugas da Alexandra Lencastre chega a vez de Pedro Abrunhosa e a sua nova música. Estou bonito estou... ainda por cima sou cliente! Mas enfim, não fosse aquele copy lilás quase inperceptível ao olho humano e eu quase me arriscaria a dizer que foi o anúncio mais "esforçado" ou menos mau, se preferirem, dos últimos tempos.

Sapo e o seu amigo pinguim estão em baixa...

Mai nada!

Carro grande. Anúncio menor.

















Não acham a nova campanha do Peugeot 307 muito parecida com isto?

Estou preocupado com a comunicação da Peugeot... Nos últimos tempos tem-nos habituado a grandes anúncios e agora sai-se com um cuja ideia já foi utilizada, cuja música já está ultrapassada...
Está bem.

Pouco barulho!

Bem, para começar a semana trago-vos uma bela campanha da agência alemã Scholz & Friends. O nome da agência pode não vos dizer nada mas o que importa é o interessante trabalho que criaram para promover a Weru, uma empresa de janelas à prova de som. Através de uma janela Weru, aquilo que devia fazer uma barulheira irritante fica em tamanho minúsculo transmitindo a sensação de pouco barulho, quase de tranquilidade. Uma forma divertida de levar as pessoas a resolverem um problema real para quem vive na cidade. Se fossem cá vendidas, eu não hesitava... A campanha foi premiada em Cannes nas edições de 2004 e também 2005.









Regresso aos hipermercados

Preparem-se! Os hipermercados deste país já estão aflitos com o regreso ás aulas da criançada. A partir de agora vai entrar em nossas casas uma quantidade esmagadora de anúncios desesperados para vender sem um pingo de criatividade. Tudo: canetas coloridas, mochilas de super-heróis, cadernos, tudo o que as crianças possam querer para o início das aulas, os hipermercados vão fazer questão de mostrar na televisão a um preço pseudo-fantástico! As crianças ficam maravilhadas e vão logo pedir aos papás... Quando cheira a lucro, não há mãos a medir e os hipermercados fazem-no de uma forma tão escandalosa e pouco discreta que até me fazem ter pena dos pais portugueses. Jumbo, Feira Nova, Continente... que ganhe o mais persistente!