Natal

Muito bons exemplos de publicidade da época. O primeiro da TBWA Paris para a Tabasco e o segundo da Mccann Ericsson para a Durex. Piri-piri e preservativos!! Bela combinação para o Natal, não?



Ainda mais fino!

Parece que muito fininha também é a nova Sony Cybershot T1... Vamos lá ver onde é que isto vai parar!

Fininho!

Depois do brilhante clip...

















a Sony surpreende-nos agora com um envelope.



Assim o conceito mantém-se, a ideia muda e as televisões vendem-se...

Moved to ebay





Agência: Mortierbrigade, Brussels.

Londres

Campanha da TBWA Brussels para a Eurostar, companhia que explora o comboio de alta velocidade entre Paris e Londres.
























"É tempo de revisitar Londres."

ACA-M

Ainda no seguimento do post anterior, os senhores da ACA-M, lembraram-se de assinalar este Domingo, dia 20, o dia mundial em memória das vítimas da estrada com um anúncio.

Agora olhem bem para ele:

Seguindo a mesma linha de raciocínio, será que não podemos dizer que este anúncio, aprovado pela própria ACA-M, apela directamente ao desrespeito, à vandalização e à destruição dos sinais de trânsito? E que aquele céu, escuro e tenebroso, apela ao terror e ao pânico na estrada? Se eu mandasse na BMW, processava-os.


É hora de atacar.

Não gostei de saber que um dos melhores anúncios da BMW que vi nos últimos tempos está sob acusação judicial da ACA-M (Associação de Cidadãos Auto-Mobilizados).

Segundo eles, "a parte frontal da viatura publicitada, pintada a negro, evidencia traços antropomórficos ou zoomórficos dos faróis dianteiros, evocando sem qualquer ambiguidade um olhar ameaçador" e a frase "É hora de atacar" constitui um "inequívoco e irresponsável apelo à violência rodoviária".

What???

Para não falar na dificuldade gramatical e morfológica que é compreender estas afirmações, não consigo compreender as suas motivações. Eu sinceramente achei o anúncio soberbo e não fiquei mais violento por isso. Esses "inibidores da criatividade" deviam-se preocupar com coisas mais importantes. Além disso, quem compra ou anda num BMW não o quer estourar contra uma berma, de certeza. E quem o guia normalmente, são pessoas com uma idade já madura, consciente e não influenciável por mensagens publicitárias.

O BMW 520d é um carro desportivo, de linhas agressivas. O anúncio não faz mais do que realçar a sua força e potência, quer visual, quer motora. Qual é o problema?


















"It's time to attack"

"Camouflage"

Espectacular campanha da Almap BBDO São Paulo para o novo Volkswagen Crossfox. Produção gráfica pela 6B Estudio. Absolutamente sem comentários!


A líder tal como ela é.

Parece que depois de uns pequenos "percalços" a Super Bock está...


Olha a sapatilha!

Se vos pedissem para criar um anúncio para uma loja de desporto, no que é que vocês pensariam? Provavelmente em tudo menos em tentar ligar os logótipos das principais marcas e, com isso, formar uma sapatilha. Pois é, mas isto tem um nome: criatividade. Da agência alemã Jung von Matt para uma loja de desporto, também alemã, chamada Runners Point. Lindo!


Doritos

Bem, já todos devem conhecer os Doritos. Recentemente lançaram no mercado esta coisa do dippanço que, sinceramente, não tem pernas para andar. Claramente não pegou. Acho que as pessoas não simpatizaram com a expressão. Na minha opinião foi uma tentativa falhada de criar uma nova moda. Para além do produto deixar bastante a desejar! Mas enfim, parece que no Brasil as coisas estão a correr melhor. Eis um outdoor publicitário, no mínimo, diferente.


Ilegalidade

Acho imensa piada a estas coisas:













Só mesmo em Portugal...

Publicidade tamanho XXL

Para além de ser bom, este anúncio é grande! Com 5000 m2, este outdoor foi colocado estrategicamente entre as duas principais pistas do Aeroporto Internacional de Joanesburgo e é um autêntico exemplo de marketing de guerrilha. Acho fantástico o sentido de oportunidade. Imaginem como devem ficar as pessoas que fazem daquelas viagens longas (mais de 5 horas) quando estão a aterrar e se deparam com um outdoor destes? No mínimo, provocatório!

















"Ei, você aí do lugar da janela. Aborrecido? Desconfortável? Para a próxima escolha a Virgin!"

Agência: Net#Work BBDO

Para as montanhas!


















Simplesmente bem feito. "The all-terrain Touareg."

Magia

Se forem por esta altura ao México, não confundam as paragens de autocarro com o banco de suplentes da selecção da casa. É pura coincidência. Grande trabalho da JWT para a Nike!

Colour - like no other

Este só não é o anúncio do momento porque a efémera da Vodafone não deixa. Mas este é um anúncio poderoso. Uma aventura visual que dá mais cor à nossa vida. Arrepiante do primeiro ao último segundo. De resto, poucos anúncios se podem gabar de ter um site exclusivo na internet.

Música e imagem aliadas numa produção de altíssima qualidade. Porque a Sony decidiu mandar, literalmente, 250.000 bolas saltitonas pelas ruas de S. Francisco abaixo. E quando uma coisa destas acontece, o impacto é estrondoso. Não posso disponibilizar o vídeo por ser muito grande mas convido-vos a ver e a conhecer o anúncio da Sony Bravia.


















www.bravia-advert.com

Processo criativo

Esta é uma crítica fantástica para transmitir aquilo que a nova imagem do Continente reflecte. Impossível não rir:

"- Epá. Que logo tão fixe. Isto é o quê? "Target"? Segunda maior cadeia de retalho nos Estados Unidos? Que coincidência... até tenho aqui um cliente que me pediu um logo novo. Deixa cá ver... para já, saco este da net. Hmmmmm. Isto pede um "C". Corto por ali, arredondo as pontas. 'tá giro, sim senhor'. Agora altero um pouco as proporções... ora beeeemmmm. E uma bolinha no centro? Assim fica um pouquinho mais diferente. Também não convém exagerar... Agora um gajo vende isto ao cliente como sendo simplificação, o "c" de copyright (a ver se eles não se lembram de perguntar porquê, que senão estou lixado). Agora pego naquela fonte da Volkswagen dos anos 70 (já ninguém se lembra). c... o...n... - nááá, este está mal. Redesenha-se o "n". E, já agora, o "e". Olha, uso o "m" como base, que dá menos trabalho. É isso. Já fica diferente. Ainda lhes vendo a fonte, caraças. Blá, blá, blá, fonte desenhada à mão, e o caralho.

E cores? Bah, o melhor é deixar esta. Digo-lhes que mantive uma das cores originais deles. Claro: reconhecimento imediato, associação cromática presente, mando umas larachas sobre a psicologia das cores que os gajos são uns bacocos que só sabem é vender presuntos: "vermelho representa, no subconsciente, um alto envolvimento, competitividade, prazer, paixão, energia, alegria e vitalidade". Tunga, já os comi.

P.S: Este texto não é um relato factual. A agência que desenvolveu este logo, desenvolveu, ao mesmo tempo, este:

Portanto, até admito que a fonte de um deles se possa ter baseado na do outro, e deixo a Volkswagen em paz..."

Encontrado em;
www.asterisko.blogspot.com

E dura, dura, dura.

Esta é uma peça que tem sido divulgada em vários blogs e achei que também devia figurar aqui. Foi colocada em alguns centros comerciais de Kuala-Lumpur, na Malásia.
























É preciso dizer alguma coisa? É uma ideia impressionante.

Agência: Ogilvy & Mather, Malasya.