PUBmundo está a crescer!

Faz hoje precisamente seis meses que nasceu o PUBmundo. E hoje, com 5712 visitas e quase 10000 page views, estou contente. Nas duas últimas semanas, a média de visitas foi aproximadamente 200 e, em alguns dias, o PUBmundo foi mesmo o blog de publicidade português mais visitado na web.













Quero agradecer a todos aqueles que já visitaram o blog, e que o fazem regularmente, e àqueles que contribuiram com mails e comments para que o PUBmundo se torne melhor. Continuem assim!

Muito obrigado!

Fiat Transporter



















"Para aquelas coisas que não cabem em qualquer sítio."

Agência: Leo Burnet, Germany

Que limpinho!

Digam lá se não tem bom aspecto? É um diesel. Tão simples quanto isso.















Agência: BBDO Detroit

RFM

"Mais do que tocar música, toca pessoas."

Depois de ver o anúncio, alguém me pode explicar o que isto quer dizer?

Vodafone Now

Aí está a primeira resposta à TMN. Com um novo posicionamento e um novo slogan, "Now" é agora a assinatura da Vodafone que abandona o bem sucedido "how are you?". Eis o anúncio que traduz a mudança: Conheçam a Efémera.

Não, não é um documentário sobre o insecto. É uma forma de
pegar em algo pequeno, insignificante, e nos dar uma bela lição de vida. Uma produção fantástica, uma música arrepiante e um exemplo de boa comunicação idealizada pela JWT e a Bartle Bogle Hegarty.

Venham mais destes!






Download "Vodafone - Efémera" 2.1MB (ou botão lado direito - guardar destino como...)

Mini

O Mini é realmente um carro surpreendente... Estes dois exemplos são obras de arte. Confiram.






Bush Superstar

Começa a ser natural ver este senhor ser protagonista "forçado" de anúncios publicitários. Depois dos comprimidos para a dor de cabeça, George W. Bush regressa em grande. Agora a dar a cara pela adopção de cães. Muito bem visto pela Mccann Ericsson da Roménia.

Ei, não está assim tão mal!

Revolta-me um bocado ver uma marca mudar a sua imagem e virem logo os colunistas e os comentaristas todos mandarem bocas e dizer que está tudo mal porque eles é que percebem muito disto. Foi assim com a Galp, depois com a EDP e finalmente com a TAP. Dá-me a sensação que o mal deste país é que toda a gente sabe criticar e poucos sabem reconhecer. Não estou a defender a TMN mas as reacções à sua nova imagem são exageradas.

Não digo que não seja discutível em termos visuais, mas o conceito, ou seja, o novo posicionamento da marca, quer queiram quer não, está muito bom. Os anúncios para o demonstrar também. Reflectem proximidade, interacção, compreensão e humildade. Qual é o problema disto? É um novo fôlego, inevitável. Se não o fizesse lá vinham os críticos num futuro próximo exigir a mudança. É inegável que a imagem da empresa estava gasta.

O slogan pode parecer ridículo mas quem pensar um bocado antes de redigir as suas críticas vê que pode fazer sentido. Porque a TMN supostamente está sempre connosco. Agora e num futuro muito breve. Por isso o "Até já". E eu compreendo a ideia! É razoável.

Para mim só peca por ter sido a apenas a imagem a mudar. Poderia ser mais profundo. Mexer com a oferta, baixar os preços e aproximá-los da concorrência. Mas não se pode ter tudo.

Novo iPod

Uma autêntica pérola! Vejam o que supostamente é o mp3 mais pequeno do mundo. O novo iPod flea!

Agência revelação

Chama-se The Jupiter Drawing Room e tem dado verdadeiras lições de Marketing alternativo. Trago-vos os dois últimos exemplos concebidos por esta agência. Reparem como ambos brincam com problemas sérios da nossa sociedade transformando-os numa paródia. Curioso não?



Hoje é dia de...

























A isto se chama sentido de oportunidade!