Lego

A brincar a brincar cá está o premiado com o GP da categoria "outdoor" em Cannes. Não sei porquê mas acho que já vi disto em algum lado, pelo que penso que a ideia não seja totalmente nova. De qualquer maneira, é merecido. O responsável pela "brincadeira" foi a Ogilvy & Mather Santiago do Chile.

Singin' in the rain

A Volkswagen recriou a cena em que Gene Kelly dançava à chuva no clássico "Singin' In The Rain" e fez um anúncio brilhante. Para mim é um dos favoritos a brilhar em Cannes. Vale a pena ver, gravar, voltar a ver e pensar!


Download "VW - Singin' In The Rain" 2,56MB (ou botão direito - Guardar destino como...)

BPI? MillenniumBCP? BES? É já a seguir!

O Sr. distintíssimo presidente da república critica a banca e eu... também. Mas não pelos serviços enganadores e duvidosos. É mais pela maneira como os divulgam que ainda é pior.

Estou cansado de ver tanta "porcaria" na TV, publicidade fraca, sem originalidade, sem conceito absolutamente nenhum com ideias pobres e aborrecidas. E a banca neste campo abusa!

Quê? Vão-me convencer que se for ao BPI de Mazda saio de Jaguar? Ou que se for ao BES vou ter uma vidinha como a do Cristiano Ronaldo? Se calhar os anúncios nem querem demonstrar isso mas é o que eu percebo. Tudo uma ilusão!

O segredo para ver um anúncio da banca é tirar o som à televisão. A sério. Porque se vocês ouvirem o que eles dizem não vão perceber nada: Taxa de juro para aqui, bonificações para ali blá blá blá. E depois atiram assim uns números para ver se as pessoas comem, enfim, uma tristeza. O pior é que algumas pessoas comem mesmo, mas isso tem uma explicação: Não leram aquela frase em rodapé muito pequeniiiiina que tinha um asterísco, "não devia ser nada importante" - pensam elas.

Depois, chegam aos bancos e deparam-se com a dura realidade. Mas já é tarde demais. Um bancário sentado na sua secretária, em frente ao cliente, é mais convincente que qualquer advogado que para aí anda.

Por isso eu digo: Não me venham cá com Fernandas Serranos, nem Cristianos Ronaldos e muito menos com Alexandras Lencastres (aquele anúncio das rugas foi o pior que já vi em toda a minha vida. Tive pesadelos com ele!) porque para fazerem a figurinha que eles fazem só muito bem pagos realmente.

Tenho dito.

Alive with technology

A partir de agora, este blog tem mais tecnologia. Vão poder contar com a possibilidade de fazer downloads de spots de TV. Isto porque eu sou um hacker persistente pois à algum tempo andava a tentar este feito único, e consegui... portanto vou começar com um anúncio delicioso! Não é novidade nenhuma porque já passa na televisão à algum tempo mas está fantástico. O filme chama-se "Carbot" e foi desenvolvido para a promoção do Citroen C4. À primeira vista, parece estúpido. Um carro que dança? Mas que é isso? A ideia é transmitir que o C4 tem toda a tecnologia incorporada e que com isso, ganha vida! O que realmente faz deste anúncio um espectáculo é o trabalho de computação gráfica, ultra-realista. E a música é fantástica. Têm agora a oportunidade de fazer o download do spot. Para isso basta clicar na imagem. Enjoy it!

Download "Citroen - Carbot" 1,30MB (ou botão direito - Guardar destino como...)

Axe - mostra-lhes o caminho.

Eu pergunto: Afinal qual é o caminho para promover odores em publicidade? Bem, definitivamente, Axe - mostra-nos o caminho! E eu acrescento: em todo o lado, na TV, na imprensa, na internet... menos na vida real. Mas cheira muito bem na mesma! Este é mais um exemplo... (Um obrigado ao meu ex-professor Martim Durão que gentilmente cedeu a foto.)

O tempo, pelo telefone.

Devo dizer que, do anúncio que se segue, sou particularmente admirador. É daqueles anúncios em que nós perguntamos: "Incrível, mas como é que não pensei nisto antes?" Pela simplicidade, pela ligeireza e pelo sentido de oportunidade, este anúncio até faz rir! E quem ganhou, neste caso, foi a Telefónica, maior operadora de telefones fixos de Espanha, ao promover o seu serviço de informação metereológica. Abafa, com certeza, muitos outros do género que custaram 10, 20 ou 50 vezes mais. É claro que, ideias como esta, custam a aparecer. E por isso, quando aparecem é preciso promovê-las...

Acorda Brasil!


Mais nada... Mas é engraçado como eles são capazes de ganhar prémios no festival de Cannes com anúncios como este.

Vinhos de Portugal

Numa altura em que só se fala no problema do défice e do facto de exportarmos pouco os nossos produtos, a TBWA desenvolveu uma campanha fantástica para a ViniPortugal no sentido de promover o vinho nacional lá fora. A ideia desta campanha era criar uma imagem de marca para os nossos vinhos e quebrar com os códigos convencionais desta categoria: paisagens de vinhas, castas tradicionais, aromas e prazer, etc. Segundo a TBWA, a campanha gira à volta do segredo e mistério que envolve o vinho português, "atiçando" a curiosidade das pessoas. Na minha opinião acho que a ideia resulta em pleno e até devia ser lançado cá, em Português, para este povo dar mas é valor ao que tem. Nunca tinha visto um anúncio de vinhos que não fosse uma SECA! Parabéns aos criativos!







Galp Lubrificantes

Simpatizei com o último anúncio da Galp. É que ás vezes apetece ter orgulho nas empresas deste país. Todo aquele cenário bonito e singelo, o ambiente limpinho e arrumadinho, as crianças felizes, a mãe babada, o Tiago Monteiro e o Carlos Sousa... Se fosse assim na vida real! Mas gostei na mesma. A música é divertida, a produção está bem feita e vá lá... Vemos bem pior por aí! Se quiserem podem fazer o download do spot neste link (É logo o primeiro): Spot Galp

Mais vale prevenir...

Esta campanha foi realizada em França com o objectivo de, mais uma vez, alertar as pessoas contra o perigo da Sida. São dois anúncios de imprensa que provocam um daqueles arrepios sérios! O efeito visual está muito bom e a ideia clara. Ao "animalizar" o vírus, o choque é ainda maior. Os anúncios assentam no slogan "Sem preservativo, é com a sida que fazes amor. Protege-te". Portanto meus amigos, depois disto, abram bem os olhinhos e portem-se bem!



Joy Of Pepsi

Marketing de guerrilha é um conceito não aplicável em Portugal. E com muita pena minha! Se por um lado pode ser percebido como algo pouco ético, do ponto de vista criativo dá muitas vezes ás campanhas publicitárias a chama que infelizmente, na maior parte dos casos falta para atrair o consumidor. E quando isso se consegue de uma forma tão simples quanto este exemplo... Imaginem quanto custou fazê-lo? Nada. Com o Photoshop em casa fazemos igual!

Heineken Vs. Red Cross

Ok. Estamos fartos de saber que não podemos beber e guiar ao mesmo tempo, porque é que repetem tantas vezes a mesma coisa? E pior ainda, porque é que se copiam uns aos outros para dizer uma coisa que já todos sabemos? Vejam este caso: 2 anúncios de imprensa, dum lado a Heineken diz-nos que "Quando bebemos, o nosso tempo de reacção diminui", do outro a Cruz Vermelha informa que "O álcool cria novas realidades." Até aqui tudo bem se não fosse a coincidência de ambos terem exactamente o mesmo conceito e ideia criativa!! Plágio puro na minha opinião. Mas uma grande forma de demonstar os efeitos do álcool, sim senhor!!



2000 Watts!

Oh meus amigos, eu só vos digo: há anúncios muito bons!! Andei a pesquisar pela web e vejam so este anúncio incrível dum aspirador da Electrolux... Nem eu que sou um autêntico génio criativo me lembrava de fazer uma destas! Isto é que é potência hã? Conheço aí um indivíduo que anda para aí a vender Corbys ou Corbies ou lá o que é.. Pois, pois oh jovem! Põe-me os olhinhos nisto eh eh eh:)


Hoje é dia da chavalada!!!!! eehhhhhh

Pois é!! Hoje é um dia muito feliz para os professores da Casa Pia. Mas independentemente disso, quis assinalar o dia de hoje no meu fantástico blog que conta já com quase 40 visitas (30 são minhas) com uma campanha levada a cabo pela Unicef em 2002. Esta campanha é uma "chapada" no pessoal que usa roupa de marca, longe de saber que muitas vezes essa roupa é feita por crianças que são exploradas fortemente pelas marcas. A ideia foi colocar no sitio onde habitualmente estão os logotipos das empresas a imagem de uma realidade que não queremos ver. As imagens falam por si...