Lego

25
jun

A brincar a brincar cá está o premiado com o GP da categoria "outdoor" em Cannes. Não sei porquê mas acho que já vi disto em algum lado, pelo que penso que a ideia não seja totalmente nova. De qualquer maneira, é merecido. O responsável pela "brincadeira" foi a Ogilvy & Mather Santiago do Chile.

Singin' in the rain

23
jun

A Volkswagen recriou a cena em que Gene Kelly dançava à chuva no clássico "Singin' In The Rain" e fez um anúncio brilhante. Para mim é um dos favoritos a brilhar em Cannes. Vale a pena ver, gravar, voltar a ver e pensar!


Download "VW - Singin' In The Rain" 2,56MB (ou botão direito - Guardar destino como...)

BPI? MillenniumBCP? BES? É já a seguir!

22
jun

O Sr. distintíssimo presidente da república critica a banca e eu... também. Mas não pelos serviços enganadores e duvidosos. É mais pela maneira como os divulgam que ainda é pior.

Estou cansado de ver tanta "porcaria" na TV, publicidade fraca, sem originalidade, sem conceito absolutamente nenhum com ideias pobres e aborrecidas. E a banca neste campo abusa!

Quê? Vão-me convencer que se for ao BPI de Mazda saio de Jaguar? Ou que se for ao BES vou ter uma vidinha como a do Cristiano Ronaldo? Se calhar os anúncios nem querem demonstrar isso mas é o que eu percebo. Tudo uma ilusão!

O segredo para ver um anúncio da banca é tirar o som à televisão. A sério. Porque se vocês ouvirem o que eles dizem não vão perceber nada: Taxa de juro para aqui, bonificações para ali blá blá blá. E depois atiram assim uns números para ver se as pessoas comem, enfim, uma tristeza. O pior é que algumas pessoas comem mesmo, mas isso tem uma explicação: Não leram aquela frase em rodapé muito pequeniiiiina que tinha um asterísco, "não devia ser nada importante" - pensam elas.

Depois, chegam aos bancos e deparam-se com a dura realidade. Mas já é tarde demais. Um bancário sentado na sua secretária, em frente ao cliente, é mais convincente que qualquer advogado que para aí anda.

Por isso eu digo: Não me venham cá com Fernandas Serranos, nem Cristianos Ronaldos e muito menos com Alexandras Lencastres (aquele anúncio das rugas foi o pior que já vi em toda a minha vida. Tive pesadelos com ele!) porque para fazerem a figurinha que eles fazem só muito bem pagos realmente.

Tenho dito.

Alive with technology

20
jun

A partir de agora, este blog tem mais tecnologia. Vão poder contar com a possibilidade de fazer downloads de spots de TV. Isto porque eu sou um hacker persistente pois à algum tempo andava a tentar este feito único, e consegui... portanto vou começar com um anúncio delicioso! Não é novidade nenhuma porque já passa na televisão à algum tempo mas está fantástico. O filme chama-se "Carbot" e foi desenvolvido para a promoção do Citroen C4. À primeira vista, parece estúpido. Um carro que dança? Mas que é isso? A ideia é transmitir que o C4 tem toda a tecnologia incorporada e que com isso, ganha vida! O que realmente faz deste anúncio um espectáculo é o trabalho de computação gráfica, ultra-realista. E a música é fantástica. Têm agora a oportunidade de fazer o download do spot. Para isso basta clicar na imagem. Enjoy it!

Download "Citroen - Carbot" 1,30MB (ou botão direito - Guardar destino como...)

Axe - mostra-lhes o caminho.

17
jun

Eu pergunto: Afinal qual é o caminho para promover odores em publicidade? Bem, definitivamente, Axe - mostra-nos o caminho! E eu acrescento: em todo o lado, na TV, na imprensa, na internet... menos na vida real. Mas cheira muito bem na mesma! Este é mais um exemplo... (Um obrigado ao meu ex-professor Martim Durão que gentilmente cedeu a foto.)

O tempo, pelo telefone.

Devo dizer que, do anúncio que se segue, sou particularmente admirador. É daqueles anúncios em que nós perguntamos: "Incrível, mas como é que não pensei nisto antes?" Pela simplicidade, pela ligeireza e pelo sentido de oportunidade, este anúncio até faz rir! E quem ganhou, neste caso, foi a Telefónica, maior operadora de telefones fixos de Espanha, ao promover o seu serviço de informação metereológica. Abafa, com certeza, muitos outros do género que custaram 10, 20 ou 50 vezes mais. É claro que, ideias como esta, custam a aparecer. E por isso, quando aparecem é preciso promovê-las...

Acorda Brasil!

16
jun


Mais nada... Mas é engraçado como eles são capazes de ganhar prémios no festival de Cannes com anúncios como este.

Vinhos de Portugal

14
jun

Numa altura em que só se fala no problema do défice e do facto de exportarmos pouco os nossos produtos, a TBWA desenvolveu uma campanha fantástica para a ViniPortugal no sentido de promover o vinho nacional lá fora. A ideia desta campanha era criar uma imagem de marca para os nossos vinhos e quebrar com os códigos convencionais desta categoria: paisagens de vinhas, castas tradicionais, aromas e prazer, etc. Segundo a TBWA, a campanha gira à volta do segredo e mistério que envolve o vinho português, "atiçando" a curiosidade das pessoas. Na minha opinião acho que a ideia resulta em pleno e até devia ser lançado cá, em Português, para este povo dar mas é valor ao que tem. Nunca tinha visto um anúncio de vinhos que não fosse uma SECA! Parabéns aos criativos!







Galp Lubrificantes

10
jun

Simpatizei com o último anúncio da Galp. É que ás vezes apetece ter orgulho nas empresas deste país. Todo aquele cenário bonito e singelo, o ambiente limpinho e arrumadinho, as crianças felizes, a mãe babada, o Tiago Monteiro e o Carlos Sousa... Se fosse assim na vida real! Mas gostei na mesma. A música é divertida, a produção está bem feita e vá lá... Vemos bem pior por aí! Se quiserem podem fazer o download do spot neste link (É logo o primeiro): Spot Galp

Mais vale prevenir...

09
jun

Esta campanha foi realizada em França com o objectivo de, mais uma vez, alertar as pessoas contra o perigo da Sida. São dois anúncios de imprensa que provocam um daqueles arrepios sérios! O efeito visual está muito bom e a ideia clara. Ao "animalizar" o vírus, o choque é ainda maior. Os anúncios assentam no slogan "Sem preservativo, é com a sida que fazes amor. Protege-te". Portanto meus amigos, depois disto, abram bem os olhinhos e portem-se bem!



Joy Of Pepsi

08
jun

Marketing de guerrilha é um conceito não aplicável em Portugal. E com muita pena minha! Se por um lado pode ser percebido como algo pouco ético, do ponto de vista criativo dá muitas vezes ás campanhas publicitárias a chama que infelizmente, na maior parte dos casos falta para atrair o consumidor. E quando isso se consegue de uma forma tão simples quanto este exemplo... Imaginem quanto custou fazê-lo? Nada. Com o Photoshop em casa fazemos igual!

Heineken Vs. Red Cross

04
jun

Ok. Estamos fartos de saber que não podemos beber e guiar ao mesmo tempo, porque é que repetem tantas vezes a mesma coisa? E pior ainda, porque é que se copiam uns aos outros para dizer uma coisa que já todos sabemos? Vejam este caso: 2 anúncios de imprensa, dum lado a Heineken diz-nos que "Quando bebemos, o nosso tempo de reacção diminui", do outro a Cruz Vermelha informa que "O álcool cria novas realidades." Até aqui tudo bem se não fosse a coincidência de ambos terem exactamente o mesmo conceito e ideia criativa!! Plágio puro na minha opinião. Mas uma grande forma de demonstar os efeitos do álcool, sim senhor!!



2000 Watts!

03
jun

Oh meus amigos, eu só vos digo: há anúncios muito bons!! Andei a pesquisar pela web e vejam so este anúncio incrível dum aspirador da Electrolux... Nem eu que sou um autêntico génio criativo me lembrava de fazer uma destas! Isto é que é potência hã? Conheço aí um indivíduo que anda para aí a vender Corbys ou Corbies ou lá o que é.. Pois, pois oh jovem! Põe-me os olhinhos nisto eh eh eh:)


Hoje é dia da chavalada!!!!! eehhhhhh

01
jun

Pois é!! Hoje é um dia muito feliz para os professores da Casa Pia. Mas independentemente disso, quis assinalar o dia de hoje no meu fantástico blog que conta já com quase 40 visitas (30 são minhas) com uma campanha levada a cabo pela Unicef em 2002. Esta campanha é uma "chapada" no pessoal que usa roupa de marca, longe de saber que muitas vezes essa roupa é feita por crianças que são exploradas fortemente pelas marcas. A ideia foi colocar no sitio onde habitualmente estão os logotipos das empresas a imagem de uma realidade que não queremos ver. As imagens falam por si...