15 maio 2006
09 maio 2006
Automóvel intenso.
O PUBmundo tem o prazer de vos apresentar aquilo que (muito) provavelmente será o anúncio do novo Peugeot 207. Entre as três opções em votação no site da Peugeot esta é a que melhor reflecte a "intensidade" do carro. Mas se não concordarem podem sempre votar aqui.
03 maio 2006
WWF 2
Sem limite
Este é o anúncio do momento. Não via uma produção destas já fazia algum tempo! Vale mesmo a pena fazer "play". Da agência espanhola Contrapunto para o Metropolitano de Madrid... Muito bom!
Grandes Camelos!
Não é um anúncio mas podia ser. Observem bem esta foto. Num curto espaço de tempo fui (agradavelmente) surpreendido duas vezes pela National Geographic. A primeira foi aqui.
26 abril 2006
OPA assim não dá...
- Porque é que o Tochas esteve tanto tempo calado?
- Se não tivesse havido OPA's, o que é que ele nos teria dito?
- Onde é que pára o slogan e o jingle novo que andou ele tanto tempo a pedir?
- Depois do Limão, da Tangerina, do Figo, do Ananás, do Maracujá e do Morango, qual é o sabor que virá a seguir ao de Cola/Limão?
Apenas isto....
- Se não tivesse havido OPA's, o que é que ele nos teria dito?
- Onde é que pára o slogan e o jingle novo que andou ele tanto tempo a pedir?
- Depois do Limão, da Tangerina, do Figo, do Ananás, do Maracujá e do Morango, qual é o sabor que virá a seguir ao de Cola/Limão?
Apenas isto....
18 abril 2006
11 abril 2006
05 abril 2006
04 abril 2006
Já somos campeões! Pelos vistos...
Isto é bonito! Exagerado mas bonito! Não compreendo é como se antecipa uma coisa destas... Já somos os heróis de Berlim e ainda nem pusémos lá os pés, fantástico. Campeões só se for dos preços altos da gasolina...
02 abril 2006
27 março 2006
20 março 2006
Oliveira da Serra
Não sei se já tiveram oportunidade de passar por um outdoor como este. Eu ainda não o vi mas espero encontrar um brevemente. Estes outdoors são colocados entre projectores que simulam raios-laser e assim passam a mensagem. Original, mas cá para mim o consumidor vai continuar a optar pelas garrafas de vidro.

Agência: Mccann Ericsson

Agência: Mccann Ericsson
15 março 2006
JWT presents...
Duas boas peças da JWT! De São Paulo, a rapidez das sopas Knorr. Do Dubai, a agilidade e tamanho de um Smart. Tinha que as publicar...


Encontrado em: Ads of the World
13 março 2006
06 março 2006
27 fevereiro 2006
Decider? Chopp?
Apetece dizer que está ao rubro a guerra entre as bebidas. Aparece uma bebida nova todas as semanas, tenta-se implementar novas modas, fazer coisas inesperadas mas nota-se muito que são campanhas feitas à pressa, pouco pensadas e sem um rumo concreto.
Primeiro, da Unicer, surge a Decider. Uau! "Bebida totalmente inovadora, rótulo verdinho diferente de todas as outras, mas afinal é o quê? Cerveja? Água com gás de sabor? Bem isso não interessa nada, o que interessa é que fiquemos todos ciderados! Hã? Cide quem? Que significa isso? Ah não interessa, o que interessa é ter piada, aguçar a sede do consumidor pela bebida do futuro. E está feito. Nem é preciso explicar nada, vai toda a gente comprar de certeza."
Depois, a Sagres, ainda engasgada pela grande "Abadia" que levou decide lançar algo totalmente inovador e inesperado. A Chopp! Belo nome... "Estão ZERO graus lá fora, um frio de rachar, mas há que inovar, criar uma bebida "tropical" que nos remeta para o calor e o samba do Brasil!! Uau! Fantástico, vai ser um sucesso. Mas esperem, um grupo de amigos num café, faz o pedido e algo inesperado acontece até que as cervejas se apresentam, fresquinhas, no tabuleiro? Eu já vi este filme na concorrência... Ah não interessa, mete-se a Ivete Zangalo pelo meio e está feito! Mais tarde chamamos o Pierce Brosnan e rebentamos com a concorrência."
Enfim, é esta a ideia que tenho do panorama. Ideias com potencial que são exploradas e forçadas ao máximo, é pena... mas apesar de tudo é bom ver entrar no mercado coisas frescas que acredito que possam resultar. Entretanto a Compal lançou o novo Compal Essencial que esse sim, tem um grande conceito, coerente, razoável. A promessa de ter fruta que se bebe nunca pareceu tão credível!
Estava mesmo a precisar criticar qualquer coisa... Ufa, que alívio.
Primeiro, da Unicer, surge a Decider. Uau! "Bebida totalmente inovadora, rótulo verdinho diferente de todas as outras, mas afinal é o quê? Cerveja? Água com gás de sabor? Bem isso não interessa nada, o que interessa é que fiquemos todos ciderados! Hã? Cide quem? Que significa isso? Ah não interessa, o que interessa é ter piada, aguçar a sede do consumidor pela bebida do futuro. E está feito. Nem é preciso explicar nada, vai toda a gente comprar de certeza."
Depois, a Sagres, ainda engasgada pela grande "Abadia" que levou decide lançar algo totalmente inovador e inesperado. A Chopp! Belo nome... "Estão ZERO graus lá fora, um frio de rachar, mas há que inovar, criar uma bebida "tropical" que nos remeta para o calor e o samba do Brasil!! Uau! Fantástico, vai ser um sucesso. Mas esperem, um grupo de amigos num café, faz o pedido e algo inesperado acontece até que as cervejas se apresentam, fresquinhas, no tabuleiro? Eu já vi este filme na concorrência... Ah não interessa, mete-se a Ivete Zangalo pelo meio e está feito! Mais tarde chamamos o Pierce Brosnan e rebentamos com a concorrência."Enfim, é esta a ideia que tenho do panorama. Ideias com potencial que são exploradas e forçadas ao máximo, é pena... mas apesar de tudo é bom ver entrar no mercado coisas frescas que acredito que possam resultar. Entretanto a Compal lançou o novo Compal Essencial que esse sim, tem um grande conceito, coerente, razoável. A promessa de ter fruta que se bebe nunca pareceu tão credível!
Estava mesmo a precisar criticar qualquer coisa... Ufa, que alívio.
Fiat Ducato
22 fevereiro 2006
20 fevereiro 2006
S.O.S. Mata Atlântica
Do Brasil chega-nos uma daquelas a que ninguém fica indiferente. A F/Nazca Saatchi & Saatchi desenvolveu um projecto, para a Fundação SOS Mata Atlântica, visualmente inovador. A campanha, que começou este fim-de-semana, diz-nos literalmente que a Mata Atlântica está a desaparecer. Pessoalmente acho muito bom. Confiram.




15 fevereiro 2006
Schweppes
Era inevitável esta fonte vir aqui parar. Está a dar que falar esta água tónica que alguns conhecem e poucos sabem soletrar o seu nome. Isto porque a agência Duval Guillaume de Bruxelas teve uma boa ideia: transformar algumas fontes nos países nórdicos em garrafas de Schweppes. E pronto. Assim se faz publicidade.


13 fevereiro 2006
09 fevereiro 2006
29 janeiro 2006
Miúdas do Gás
Claro que nunca vai acontecer. Caso contrário tinhamos metade do país a converter as suas casas para o sistema a gás. Mas leva o meu "clap clap" a ideia do novo anúncio da Galp Gás. Simples, curto, interessante do princípio ao fim. Sem cansar, com humor e há que dizer... um grande truque de marketing porque além de serem mais leves, as novas garrafas Pluma são também um pouco mais pequenas... mas ninguém vai dar por isso e vão continuar a comprá-las ao mesmo preço. Porque foi tudo bem feito, eu gostei. Alguém sabe como se chama a menina?
25 janeiro 2006
Vodafone XL
De vez em quando, constato que cá também se fazem coisas engraçadas. Vejam o caso deste outdoor rectro-iluminado de dimensões curiosas, situado em Lisboa, que não deixa ninguém indiferente. A criatividade é da Brandia. Digno de registo. (Gentilmente enviado por Francisco Heitor, Dir. Marketing da MCO)




19 janeiro 2006
17 janeiro 2006
09 janeiro 2006
KODAK muda imagem
É mais um gigante que se esforça por se adaptar aos novos tempos e novas tendências. Isto do rebranding é algo que parece estar na moda. Só que agora é um "monstro" empresarial norte-americano que o faz e abandona o seu velhinho logo que já tinha mais de 70 anos! Quando isto acontece temos que assinalar. A Kodak, marca com que já todos convivemos, reformulou o seu logótipo que, em comum com o antigo, apenas mantém o vermelho e amarelo, cores desde sempre utilizadas pela marca, para manter a sua identidade.

Avizinha-se uma nova era na Kodak que tem vindo a ser forçada a mudar gradualmente a sua actividade principal de máquinas e rolos fotográficos para máquinas digitais e software para computador.
Mais informações aqui
Para conhecer a evolução e história deste logótipo aqui

Avizinha-se uma nova era na Kodak que tem vindo a ser forçada a mudar gradualmente a sua actividade principal de máquinas e rolos fotográficos para máquinas digitais e software para computador.
Mais informações aqui
Para conhecer a evolução e história deste logótipo aqui
06 janeiro 2006
Pingo Doce vs. Minipreço
E não é que agora os supermercados Pingo Doce decidem provocar a concorrência? Não é por nada, mas prevejo que uma campanha como esta, vai acabar em processo judicial. Estão abertas as hostilidades!
A história é simples: O Pingo Doce decidiu comunicar que a ideia que se tem que o Minipreço é o mais barato, está errada. Pelo menos quando estamos a falar em produtos iguais. Vai daí, toca a comparar explicitamente marcas, supermercados e preços. Dum lado uma cliente do Minipreço, puxa do seu produto marca DIA e do outro uma cliente Pingo Doce puxa do seu produto marca Pingo Doce. Mas não! Ainda não é agora! O Voz-off alerta-nos para o facto dos produtos não serem iguais... inteligente. Então sacam as duas de produtos iguais, da mesma marca, para se concluir que têm os dois o mesmo preço.
Entretanto parece que o Minipreço já lançou um curto anúncio a explicar que os únicos supermercados que têm preços tão baratos como o Minipreço... são os outros supermercados Minipreço.
Gosto da guerra, duvido da legalidade... mas a mim parece-me que certas e determinadas agências andam com muito trabalhinho neste momento.
VW Golf
Não sei se se recordam deste anúncio fantástico que postei aqui à uns tempos e que mostrava como a publicidade é simples. Aliás a Volkswagen não desilude ninguém com este tipo de peças. Um logótipo poder ser realmente uma arma de comunicação súbtil. Reparem neste outro exemplo que me veio parar ao mail recentemente...

É a marca associada ao produto em todo o seu esplendor! E assim se vai comunicando lá fora...

É a marca associada ao produto em todo o seu esplendor! E assim se vai comunicando lá fora...



























