30 novembro 2005
27 novembro 2005
22 novembro 2005
Londres
20 novembro 2005
ACA-M
Ainda no seguimento do post anterior, os senhores da ACA-M, lembraram-se de assinalar este Domingo, dia 20, o dia mundial em memória das vítimas da estrada com um anúncio.
Agora olhem bem para ele:
Seguindo a mesma linha de raciocínio, será que não podemos dizer que este anúncio, aprovado pela própria ACA-M, apela directamente ao desrespeito, à vandalização e à destruição dos sinais de trânsito? E que aquele céu, escuro e tenebroso, apela ao terror e ao pânico na estrada? Se eu mandasse na BMW, processava-os.
Agora olhem bem para ele:
Seguindo a mesma linha de raciocínio, será que não podemos dizer que este anúncio, aprovado pela própria ACA-M, apela directamente ao desrespeito, à vandalização e à destruição dos sinais de trânsito? E que aquele céu, escuro e tenebroso, apela ao terror e ao pânico na estrada? Se eu mandasse na BMW, processava-os.
É hora de atacar.
Não gostei de saber que um dos melhores anúncios da BMW que vi nos últimos tempos está sob acusação judicial da ACA-M (Associação de Cidadãos Auto-Mobilizados).
Segundo eles, "a parte frontal da viatura publicitada, pintada a negro, evidencia traços antropomórficos ou zoomórficos dos faróis dianteiros, evocando sem qualquer ambiguidade um olhar ameaçador" e a frase "É hora de atacar" constitui um "inequívoco e irresponsável apelo à violência rodoviária".
What???
Para não falar na dificuldade gramatical e morfológica que é compreender estas afirmações, não consigo compreender as suas motivações. Eu sinceramente achei o anúncio soberbo e não fiquei mais violento por isso. Esses "inibidores da criatividade" deviam-se preocupar com coisas mais importantes. Além disso, quem compra ou anda num BMW não o quer estourar contra uma berma, de certeza. E quem o guia normalmente, são pessoas com uma idade já madura, consciente e não influenciável por mensagens publicitárias.
O BMW 520d é um carro desportivo, de linhas agressivas. O anúncio não faz mais do que realçar a sua força e potência, quer visual, quer motora. Qual é o problema?

"It's time to attack"
Segundo eles, "a parte frontal da viatura publicitada, pintada a negro, evidencia traços antropomórficos ou zoomórficos dos faróis dianteiros, evocando sem qualquer ambiguidade um olhar ameaçador" e a frase "É hora de atacar" constitui um "inequívoco e irresponsável apelo à violência rodoviária".
What???
Para não falar na dificuldade gramatical e morfológica que é compreender estas afirmações, não consigo compreender as suas motivações. Eu sinceramente achei o anúncio soberbo e não fiquei mais violento por isso. Esses "inibidores da criatividade" deviam-se preocupar com coisas mais importantes. Além disso, quem compra ou anda num BMW não o quer estourar contra uma berma, de certeza. E quem o guia normalmente, são pessoas com uma idade já madura, consciente e não influenciável por mensagens publicitárias.
O BMW 520d é um carro desportivo, de linhas agressivas. O anúncio não faz mais do que realçar a sua força e potência, quer visual, quer motora. Qual é o problema?

"It's time to attack"
17 novembro 2005
15 novembro 2005
14 novembro 2005
Olha a sapatilha!
Se vos pedissem para criar um anúncio para uma loja de desporto, no que é que vocês pensariam? Provavelmente em tudo menos em tentar ligar os logótipos das principais marcas e, com isso, formar uma sapatilha. Pois é, mas isto tem um nome: criatividade. Da agência alemã Jung von Matt para uma loja de desporto, também alemã, chamada Runners Point. Lindo!


11 novembro 2005
Doritos
Bem, já todos devem conhecer os Doritos. Recentemente lançaram no mercado esta coisa do dippanço que, sinceramente, não tem pernas para andar. Claramente não pegou. Acho que as pessoas não simpatizaram com a expressão. Na minha opinião foi uma tentativa falhada de criar uma nova moda. Para além do produto deixar bastante a desejar! Mas enfim, parece que no Brasil as coisas estão a correr melhor. Eis um outdoor publicitário, no mínimo, diferente.


09 novembro 2005
Publicidade tamanho XXL
Para além de ser bom, este anúncio é grande! Com 5000 m2, este outdoor foi colocado estrategicamente entre as duas principais pistas do Aeroporto Internacional de Joanesburgo e é um autêntico exemplo de marketing de guerrilha. Acho fantástico o sentido de oportunidade. Imaginem como devem ficar as pessoas que fazem daquelas viagens longas (mais de 5 horas) quando estão a aterrar e se deparam com um outdoor destes? No mínimo, provocatório!


"Ei, você aí do lugar da janela. Aborrecido? Desconfortável? Para a próxima escolha a Virgin!"
Agência: Net#Work BBDO
Agência: Net#Work BBDO
07 novembro 2005
05 novembro 2005
Colour - like no other
Este só não é o anúncio do momento porque a efémera da Vodafone não deixa. Mas este é um anúncio poderoso. Uma aventura visual que dá mais cor à nossa vida. Arrepiante do primeiro ao último segundo. De resto, poucos anúncios se podem gabar de ter um site exclusivo na internet.
Música e imagem aliadas numa produção de altíssima qualidade. Porque a Sony decidiu mandar, literalmente, 250.000 bolas saltitonas pelas ruas de S. Francisco abaixo. E quando uma coisa destas acontece, o impacto é estrondoso. Não posso disponibilizar o vídeo por ser muito grande mas convido-vos a ver e a conhecer o anúncio da Sony Bravia.

Música e imagem aliadas numa produção de altíssima qualidade. Porque a Sony decidiu mandar, literalmente, 250.000 bolas saltitonas pelas ruas de S. Francisco abaixo. E quando uma coisa destas acontece, o impacto é estrondoso. Não posso disponibilizar o vídeo por ser muito grande mas convido-vos a ver e a conhecer o anúncio da Sony Bravia.

02 novembro 2005
Processo criativo
Esta é uma crítica fantástica para transmitir aquilo que a nova imagem do Continente reflecte. Impossível não rir:
"- Epá. Que logo tão fixe. Isto é o quê? "Target"? Segunda maior cadeia de retalho nos Estados Unidos? Que coincidência... até tenho aqui um cliente que me pediu um logo novo. Deixa cá ver... para já, saco este da net. Hmmmmm. Isto pede um "C". Corto por ali, arredondo as pontas. 'tá giro, sim senhor'. Agora altero um pouco as proporções... ora beeeemmmm. E uma bolinha no centro? Assim fica um pouquinho mais diferente. Também não convém exagerar... Agora um gajo vende isto ao cliente como sendo simplificação, o "c" de copyright (a ver se eles não se lembram de perguntar porquê, que senão estou lixado). Agora pego naquela fonte da Volkswagen dos anos 70 (já ninguém se lembra). c... o...n... - nááá, este está mal. Redesenha-se o "n". E, já agora, o "e". Olha, uso o "m" como base, que dá menos trabalho. É isso. Já fica diferente. Ainda lhes vendo a fonte, caraças. Blá, blá, blá, fonte desenhada à mão, e o caralho.
E cores? Bah, o melhor é deixar esta. Digo-lhes que mantive uma das cores originais deles. Claro: reconhecimento imediato, associação cromática presente, mando umas larachas sobre a psicologia das cores que os gajos são uns bacocos que só sabem é vender presuntos: "vermelho representa, no subconsciente, um alto envolvimento, competitividade, prazer, paixão, energia, alegria e vitalidade". Tunga, já os comi.
P.S: Este texto não é um relato factual. A agência que desenvolveu este logo, desenvolveu, ao mesmo tempo, este:
Portanto, até admito que a fonte de um deles se possa ter baseado na do outro, e deixo a Volkswagen em paz..."
Encontrado em; www.asterisko.blogspot.com






















