Aí está a primeira resposta à TMN. Com um novo posicionamento e um novo slogan, "Now" é agora a assinatura da Vodafone que abandona o bem sucedido "how are you?". Eis o anúncio que traduz a mudança: Conheçam a Efémera.
Não, não é um documentário sobre o insecto. É uma forma de pegar em algo pequeno, insignificante, e nos dar uma bela lição de vida. Uma produção fantástica, uma música arrepiante e um exemplo de boa comunicação idealizada pela JWT e a Bartle Bogle Hegarty.
Venham mais destes!



Download "Vodafone - Efémera" 2.1MB (ou botão lado direito - guardar destino como...)
Engraçado é pensar que isto pode nem ser uma resposta. A Vodafone já anda a pensar nesta mudança há algum tempo. Agora isto é dar baile à séria à TMN. O novo posicionamento é fantástico. Viver a vida hoje! Isto envolve as pessoas e mostra que embora não estejamos perante um motivo de compra sério, que com boa criatividade se consegue emocionar as pessoas e envolvê-las com a marca.
ResponderEliminarA Vodafone tem agora o desafio de ligar o now aos produtos Vodafone, para consolidar bem este posicionamento e o tornar claro na cabeça dos consumidores.
Pois, não é resposta nenhuma.
ResponderEliminarVi o video original mesmo da Vodafone onde os directores de marketing e de Publicidade comentam. é muito envolvente!
MUITO MUITO BOM
ResponderEliminarolá!!!
ResponderEliminarGosto muito desta publicidade e ainda mais da música...
Se me poderem informar sobre o autor e título desta, ficaria bastante agradecida.
Agradeço desde já =)
A música é "K-os - the love song". Na próxima semana estará na secção do blog: Música na Publicidade
ResponderEliminarFaz-me parar e ficar a ver.... E não devo ser o unico. Simplesmente um dos melhores anuncios que já vi. Obrigado vodafone, apesar de ser de outra operadora
ResponderEliminarSem dúvida que está lindo.
ResponderEliminarA música, a fotografia, a ideia; não mudava nada.
Envolvência e emotividade são as palavras chave.
simplesmente um anuncio fantastico, muito envolvente.
ResponderEliminara musica, originalidade,...
comico, mas com grande moral no fim.
um dos melhores anuncios de sempre.
Um dos melhores anuncios publicitarios dos ultimos tempos,desperta varios sentimentos e tem uma mensagem bastante positiva. Se ela consegue,nos tambem nos deviamos esforçar!
ResponderEliminarA musica com traços orientais e lindissima,ja anda a rodar por aqui... :)
O anúncio é fantástico.
ResponderEliminarFresco, envolvente, simples.
Parabéns pelo post, e pelo blog :)
eu kero a bnda sonora... mas n sei onde encontrar!!
ResponderEliminarBem.. so vi agr!!
ResponderEliminarA musica ta ali d ladinhu e tal.. LOL =D
Brigado.. n sabia o nome!! TA xcelent mm..
Parabens aki com o blog!! Força nisto.. =)
Akele abraço [[]]
Boas.. tava a ver que hoje nao o via...
ResponderEliminarOntém estava a conversar com uma amiga sobre este anúncio e tentámos descrever o que sentiamos ao vê-lo... não conseguimos... lol
Que mensagem... que música... que anúncio. sem dúvida o mais excelente que alguma vez vi...
Que todos os anúncios nos despertassem este sentimento :)
Cumprimentos...
obg por me darem a saber de quem e aquela musica fantastica,o anuncio n e mto bom,e bom..mas aquela musica derrete qq 1!
ResponderEliminarSIMPLESMENTE IMPECÁVEL, parabnes pelo blog, e sorte para a tua carreira neste ramo.e obrigada pk consegui saber o nome da musica.
ResponderEliminaranasclouro@hotmail.com
Lembram-se do tempo em que a publicidade era o principal motivo pelo qual as pessoas roiam as unhas?
ResponderEliminareram aquela constante que diariamente invadiam o nosso tempo a sós com a televisão?
No momento em que vi o anúncio da efemera esqueci tudo isso e pedi para que continuasse a dar anúncios. Parabéns vodafone jamais fora criado um anuncio tao próximo da perfeiçao.
Lembram-se do tempo em que a publicidade era o principal motivo pelo qual as pessoas roiam as unhas?
ResponderEliminareram aquela constante que diariamente invadiam o nosso tempo a sós com a televisão?
No momento em que vi o anúncio da efemera esqueci tudo isso e pedi para que continuasse a dar anúncios. Parabéns vodafone jamais fora criado um anuncio tao próximo da perfeiçao.
Depois de tantos sucessos da Optimus com anúncios simplesmente estupendos chega a vez da Vodafone...Parabéns!
ResponderEliminarA Vodafone apostou forte e conseguiu fazer, na minha opinião, um dos melhores anúncios que já vi.Além de conseguirem trasmitir a mensagem que desejavams conseguem dar uma lição de vida que nos leva à conclusão de que devemos aproveitar a vida ao máximo sem pensarmos no dia de amanhã
ResponderEliminarOlá! o teu blog foi uma surpresa agradável e este teu post sobre o anúncio da vodafone está bem feito e graças a TI já sei qual é a música espectacular do anúncio da efémera!
ResponderEliminarmuito boa musica apesar de nao usar vodafone é das melhores publicidades q já vi ate hoje muitos parabens vodafone...!!!!
ResponderEliminarNÃO TIRES esta música tão cedo!esta pub tá qq coisa de indescritível ...apetece m chorar, apetece m rir, apetece m viver !:) ta mto boa mesmo. aliás, como todas as pub da vodafone. conseguem sempre q toda a gente ande a comentar e a pergtar : "já viste o novo anúncio da vodafone?". Mas ESTA tá AQUELA coisa. já agora, parabéns pelo blog q tá fantástico. finalmente q alguém faz um blog de jeito!
ResponderEliminarSem dúvida alguma uma grande música e um grande anúncio....vi o anúncio repetidamente vezes sem conta...adorava ter a músia só com a melodia...se alguém tiver agradecia....Descobri o blog devido ao anúncio...vou passar a ser um visitante regularmente...abraço!!
ResponderEliminarsimplesmente deslumbrante! Faz qualquer um gostar de publicidade! Genial mesmo.
ResponderEliminarbrutal....simplesmente espantoso! pena que não consigaa aceder ao link para o download do filme...qualquer coisa de site temporáriamente congelado... grande blog!
ResponderEliminarEstá tudo dito...
ResponderEliminarSó mais uma coisinha... alguem reconhece a voz do anúncio?
Belo Blog que aqui está!!!
bem tou a ver que nao tenho sorte, ja tenho a musica e nao csg o video, e pena , como designer o anuncio conseguio chegar ao publico alvo, ao contrario da tmn , que o logotipo e uma vergonha o site e a cor uma desgraça, graças a deus que existe pessoas com imaginação e simplicidade... se poderes manda me o video....please
ResponderEliminarDá-me vontade de chorar .... dá-me vontade de rir ... dá-me vontade de viver ..Obrigado Vodafone
ResponderEliminarJCA
Na minha opinião é melhor anuncio de todos os tempos. Um verdadeiro sucesso publicitário. Parabens á Vodafone e á produtora deste anuncio.
ResponderEliminarFaz-me correr para frente da tv e como uma miúda atrás dos desenhos animados preferidos. Obrigado por poder te-lo no meu pc. Obrigado pela música. Nunca pensei que uma pub pudessse encher o espírito!=)
ResponderEliminarAbsolutamente esplêndido!!!
ResponderEliminarEste e aquela pub do pegeuot 206 (em que um tipo oriental "destrói" o seu carocha para ficar parecido com o anunciado) são para mim os melhores de sempre. Parabéns vodafone.
Parabéns também pelo blog. Só há uns pequenos 2 problemas: o link do video não está a funcionar (eu já o tenho, de qualquer maneira) e a música não está completa. Mas deixa lá, continua com isto.
Este link está temporariamente indisponível. Se alguém quiser mesmo muito o vídeo, peça por mail:p
ResponderEliminarOpá! Absolutamente genial!
ResponderEliminarA primeira vez que vi este anuncio colei mesmo! Só me da vontade de fazer qualquer coisa. Aproveitar a vida!
A música é uma coisa do outro mundo! K-os "the love song". O diálogo é perfeito.
Hão-de reparar que 99,9% das vezes, ninguem repara no anúncio que vem aseguir a um anúncio da vodafone. Estes conseguem ser de tal maneira captantes, que uma pessoa fica a reflectir durante os próximos 3 anúncios e passam despercebidos. A vodafone é tramada ;)
A banda sonora é do artista:
ResponderEliminarK-OS e chama-se "Love Song"
Que Grande Grande anúncio!
ResponderEliminargostava muito de fazer o download, maas não consigo a partir do seu blo, tem alguma sugestão que me possa dar?
Ficar-lhe-ia muito agradecido!
Os meus parabéns pela referência!
Vodafone continuem assim adorei o vosso novo reclame, está muito lindo e dá uma grande lição de vida, so gostava era de conseguir te-lo.Beijocas...
ResponderEliminarConcordo completamente. Esse anúncio mostra muito encontrando um ponto na natureza. Completamente abusado.
ResponderEliminarsimplesmente espetacularrrr!!!! muito bom, o meu espirito mudou por completo, sou outra pessoa, graças á operação que fiz, porque afinal nos somos todos uma efemera!! e pa efemera n vai nada nada nda..... TUDO!!!!!!
ResponderEliminarMeus parabéns ao David pelo blog e à Vodafone pelo anúncio...
ResponderEliminarÉ incrível apercebermo-nos como é possível despertar uma sociedade inanimada quando a publicidade e a psicologia dão as mãos!!!
O importante é q estejam todos a reflectir e sejam como a efémera...
Se puderes David, agradecia o video... ;) keep on the good work
esqueci-me de escrever o email: joanaelisa@gmail.com
ResponderEliminarobrigado :)
Boas..!
ResponderEliminarEste anuncio é simplesmente fantástico..sempre que passa na televisão..paro de fazer tudo para o ver..! É uma grande realização..com uma grande mensagem..! Por favor...quem tiver o video, mandem para o meu e-mail o site onde fizeram download...pois não consigo fazê-lo aqui...! elektra_350@hotmail.com
Peço o mesmo. Se não se importarem, queiram enviar via e-mail o vídeo do anúncio, para diogo@zonajovem.net. Obrigado!
ResponderEliminaralguém me pode escrever o texto completo do anúncio ? queria usá-lo para um trabalho e não consigo encontrar em lado nenhum.. :x ou alguém me sabe dizer onde saco o filme do anúncio ? tkhs ! hugs []
ResponderEliminarou entao, david, se puderes .. pedroqmartins@sapo.pt -» mandas-me o video ? :) many tkhs
ResponderEliminarPois bem, agradecia então que me enviasses o video se não for pedir muito. Fica aqui o e-mail lightreaver@netvisao.pt
ResponderEliminarDesde já, muito obrigado.
Oi!
ResponderEliminarPodes-me mandar o video? é que não consigo fazer download... catarina.freitas@gmail.com
Obrigada!
ola! gostei mto do teu blog! podes enviar-m o video da efémera? N consigo fazer o download por aki.
ResponderEliminarObrigada!
c5ofiar@gmail.com
excelente..tou sem palavras
ResponderEliminarparabens pelo trabalho
sousa_daniel@hotmail.com
abraço
No que diz respeito ao anúncio da Vodafone, cabe-me apenas afirmar como mero telespectador que há muito tempo que não via um anúncio tão original, emotivo e, principalmente que me fizesse ficar a pensar sobre o assunto.
ResponderEliminarEste anúncio passa-se numa floresta tailandesa e retrata a história de um pequeno insecto -a efémera- que tem a particularidade de ter uma esperança média de vida de apenas um dia.
Contudo, este facto não parece provocar qualquer tipo de preocupação ou inquietação no pequeno insecto que preenche a sua curta vida com aquilo que mais gosta tirando total partido da sua breve existência.
A efémera limita-se a usar do melhor modo todos e cada um dos momentos da sua vida.
E é precisamente aqui que este spot publicitário se distingue visivelmente dos restantes anúncios: conjuga uma moral de vida extremamente tocante e profunda com uma inteligência e perspicácia estonteantes, tudo isto aliado a uma música fantástica que resulta numa publicidade envolvente que nos deixa a pensar durante alguns momentos.
Apesar de simples, o anúncio apresenta pormenores de elevada inteligência, perspicácia e pura genialidade que tornam delicioso o seu visionamento aos olhares mais atentos.
Além de ser um óptimo anúncio este ainda consegue atingir objectivos comerciais respeitantes à marca pois convida o espectador a tirar maior partido de cada momento através dos serviços Vodafone.
Em suma, um dos melhores senão o melhor anúncio que já vi por todas as razões acima mencionadas mas principalmente pela originalidade brutal e pela grande lição de vida que nos é dada por um se tão insignificante como a efémera.
edisonlaranjeira@hotmail.com
realmente o anuncio está fantastico.
ResponderEliminarOutro anuncio k tb esta mt bem concebido e com uma msg mt bem transmitida e de uma forma clara é o da reciclagem, os miudos são fantasticos.
Parabens pelo blog
Luís Silva ,Terçeira (Açores)
Quem mencionou uma versão do anúncio comentada pelos directores de Marketing e Pub, podia-m fazer o tremendo favor de dizer s há um link algures p isso?? É k eu sou de Com Soc da Universidade do Minho e estamos a fazer um trabalho sobre esse spot.. Era excelent s alguém pudesse dar uma ajudinha!!!
ResponderEliminarse quiserem podem mandar para o m mail barbara.novo@oniduo.pt
Como "puto" de 17 anos que sou quero vir aqui expressar a minha opinião sobre este anuncio publicitário e outros desse género (como o é, por exemplo o do whisky John Walker - aquele dos golfinhos).
ResponderEliminarTodos sabemos e concordamos que em termos emotivos este anuncio é abismal. A música que tem uma batida enérgica mas ao mesmo tempo aquele toque oriental relaxante e extremamente filosófico, a imagem daquela floresta virgem e perfeita, e um "bichinho" a aproveitar o seu belo dia de vida. eu confesso, quase que me veio uma lágrima ao olho de ver este anuncio, desejei até por alguns momentos ser uma efémera.
e depois há o ponto de vista do "sr. lowprofile"... não tem nada a ver com o assunto... blablabla...
vou-vos contar a "história da coca-cola":sabem o k são os frames?
são as imagens que passam rápidamente no ecran e que nos permitem ver uma sequência animada. um filme possui cerca de 29 frames por segundo... ou seja, 29 imagens são bombardeadas para a nossa cabeça a cada segundo de filme... o que a coca-cola decidiu fazer foi substituir um desses frames por uma imagem com o logo da marca de quando-a-quando. resultado: embora essa imagem fosse imperceptivel ao olho humano, ficava no subconsciente de cada um... e o que é certo é que as vendas da bebida aumentavam em valores próximos dos 100% sempre que era aplicado este "truque".
tudo isto para chegar a uma conclusão:
aquilo apenas mostrava o logo da marca e as pessoas sentiam necessidade de a comprar. elas lembravam-se do logo, associavam-no à marca, embora não vissem o "liquido a escorrer por um corpo feminino a dizer-lhes: bebam isto para me terem e viverem no paraíso" a reacção das pessoas não era indiferente.
agr imaginem um turbilhão de emoções provocado por aquele simples anuncio com aquele simpático bicho! faz-nos associar o já referido carpe diem, e a felicidade do momento à marca, que ainda por cima é reforçado pelo slogan!
(e quanto ao logotipo, se reparar, aquilo é um balão de fala invertido... e não sei se sabe que no oriente aquelas duas cores: vermelho e branco, são simbolos de saúde, prosperidade, vivacidade e integridade; e a minha opinião é que está muito bem conseguido)
para finalizar e pedindo imensa desculpa a todos por me ter alongado imenso:
estes anúncios, além de darem um grande prazer a quem os vê e terem uma moral fortíssima, conseguem realmente atraír o interesse do espectador por quaquer producto que se associe com tal empresa. Esta claro é a minha opinião.
Parabéns, adorei a iniciativa do blog.
ResponderEliminarkonulu porno