Decider? Chopp?

Apetece dizer que está ao rubro a guerra entre as bebidas. Aparece uma bebida nova todas as semanas, tenta-se implementar novas modas, fazer coisas inesperadas mas nota-se muito que são campanhas feitas à pressa, pouco pensadas e sem um rumo concreto.

Primeiro, da Unicer, surge a Decider. Uau! "Bebida totalmente inovadora, rótulo verdinho diferente de todas as outras, mas afinal é o quê? Cerveja? Água com gás de sabor? Bem isso não interessa nada, o que interessa é que fiquemos todos ciderados! Hã? Cide quem? Que significa isso? Ah não interessa, o que interessa é ter piada, aguçar a sede do consumidor pela bebida do futuro. E está feito. Nem é preciso explicar nada, vai toda a gente comprar de certeza."

Depois, a Sagres, ainda engasgada pela grande "Abadia" que levou decide lançar algo totalmente inovador e inesperado. A Chopp! Belo nome... "Estão ZERO graus lá fora, um frio de rachar, mas há que inovar, criar uma bebida "tropical" que nos remeta para o calor e o samba do Brasil!! Uau! Fantástico, vai ser um sucesso. Mas esperem, um grupo de amigos num café, faz o pedido e algo inesperado acontece até que as cervejas se apresentam, fresquinhas, no tabuleiro? Eu já vi este filme na concorrência... Ah não interessa, mete-se a Ivete Zangalo pelo meio e está feito! Mais tarde chamamos o Pierce Brosnan e rebentamos com a concorrência."

Enfim, é esta a ideia que tenho do panorama. Ideias com potencial que são exploradas e forçadas ao máximo, é pena... mas apesar de tudo é bom ver entrar no mercado coisas frescas que acredito que possam resultar. Entretanto a Compal lançou o novo Compal Essencial que esse sim, tem um grande conceito, coerente, razoável. A promessa de ter fruta que se bebe nunca pareceu tão credível!

Estava mesmo a precisar criticar qualquer coisa... Ufa, que alívio.

Fiat Ducato

Eis uma bela campanha de guerrilha que me veio parar ao mail. Da FCB São Paulo para a Fiat Ducato, ainda não vi destes "carrões" mas se o vir, vou querer guiar um. Vazio, porque os tempos são de crise.

A mesma guerra. Diferentes alvos.

















Agência: Springer & Jacoby

Encontrado em:
Brainstorm9

S.O.S. Mata Atlântica

Do Brasil chega-nos uma daquelas a que ninguém fica indiferente. A F/Nazca Saatchi & Saatchi desenvolveu um projecto, para a Fundação SOS Mata Atlântica, visualmente inovador. A campanha, que começou este fim-de-semana, diz-nos literalmente que a Mata Atlântica está a desaparecer. Pessoalmente acho muito bom. Confiram.



Schweppes

Era inevitável esta fonte vir aqui parar. Está a dar que falar esta água tónica que alguns conhecem e poucos sabem soletrar o seu nome. Isto porque a agência Duval Guillaume de Bruxelas teve uma boa ideia: transformar algumas fontes nos países nórdicos em garrafas de Schweppes. E pronto. Assim se faz publicidade.

BPI errou

Bem, eu normalmente não faço isto mas desta vez não resisti e vou publicar uma paródia que eu próprio fiz. É que percebi que o BPI errou na escolha que fez para a sua campanha e acho que esta versão era bem mais convincente...


Revolta

Só para dizer que eu defendo a liberdade de expressão.

FedEx
























Agência: BBDO New York

WWF - Aquecimento Global
























Agência: BBDO

Miúdas do Gás

Claro que nunca vai acontecer. Caso contrário tinhamos metade do país a converter as suas casas para o sistema a gás. Mas leva o meu "clap clap" a ideia do novo anúncio da Galp Gás. Simples, curto, interessante do princípio ao fim. Sem cansar, com humor e há que dizer... um grande truque de marketing porque além de serem mais leves, as novas garrafas Pluma são também um pouco mais pequenas... mas ninguém vai dar por isso e vão continuar a comprá-las ao mesmo preço. Porque foi tudo bem feito, eu gostei. Alguém sabe como se chama a menina?

Rejoice

Alguém já tinha pensado nisto antes?

















Agência: Leo Burnett, Bangkok

Verde?

Afinal, alguém já sabe qual é a nova cor do BES? Só por curiosidade.

Vodafone XL

De vez em quando, constato que cá também se fazem coisas engraçadas. Vejam o caso deste outdoor rectro-iluminado de dimensões curiosas, situado em Lisboa, que não deixa ninguém indiferente. A criatividade é da Brandia. Digno de registo. (Gentilmente enviado por Francisco Heitor, Dir. Marketing da MCO)



Futebol!






















Agência: DudaPropaganda Brasil

Ariel, Nutella, Heinz ou Nescafé?

Esta é uma campanha da Saatchi & Saatchi Budapeste, no mínimo, curiosa. Aguardam-se comentários.



KODAK muda imagem

É mais um gigante que se esforça por se adaptar aos novos tempos e novas tendências. Isto do rebranding é algo que parece estar na moda. Só que agora é um "monstro" empresarial norte-americano que o faz e abandona o seu velhinho logo que já tinha mais de 70 anos! Quando isto acontece temos que assinalar. A Kodak, marca com que já todos convivemos, reformulou o seu logótipo que, em comum com o antigo, apenas mantém o vermelho e amarelo, cores desde sempre utilizadas pela marca, para manter a sua identidade.














Avizinha-se uma nova era na Kodak que tem vindo a ser forçada a mudar gradualmente a sua actividade principal de máquinas e rolos fotográficos para máquinas digitais e software para computador.

Mais informações
aqui

Para conhecer a evolução e história deste logótipo
aqui

Pingo Doce vs. Minipreço

E não é que agora os supermercados Pingo Doce decidem provocar a concorrência? Não é por nada, mas prevejo que uma campanha como esta, vai acabar em processo judicial. Estão abertas as hostilidades!

A história é simples: O Pingo Doce decidiu comunicar que a ideia que se tem que o Minipreço é o mais barato, está errada. Pelo menos quando estamos a falar em produtos iguais. Vai daí, toca a comparar explicitamente marcas, supermercados e preços. Dum lado uma cliente do Minipreço, puxa do seu produto marca DIA e do outro uma cliente Pingo Doce puxa do seu produto marca Pingo Doce. Mas não! Ainda não é agora! O Voz-off alerta-nos para o facto dos produtos não serem iguais... inteligente. Então sacam as duas de produtos iguais, da mesma marca, para se concluir que têm os dois o mesmo preço.

Entretanto parece que o Minipreço já lançou um curto anúncio a explicar que os únicos supermercados que têm preços tão baratos como o Minipreço... são os outros supermercados Minipreço.

Gosto da guerra, duvido da legalidade... mas a mim parece-me que certas e determinadas agências andam com muito trabalhinho neste momento.

VW Golf

Não sei se se recordam deste anúncio fantástico que postei aqui à uns tempos e que mostrava como a publicidade é simples. Aliás a Volkswagen não desilude ninguém com este tipo de peças. Um logótipo poder ser realmente uma arma de comunicação súbtil. Reparem neste outro exemplo que me veio parar ao mail recentemente...
























É a marca associada ao produto em todo o seu esplendor! E assim se vai comunicando lá fora...

Bem preso!

Grande ideia da McCann Ericsson Indonésia para uma empresa de clips chamada Joyko...



Assvertise

Aí está um novo conceito de publicidade. Agora sim. Já não falta inventar mais nada. Está tudo inventado! Chama-se "Ass-vertise" e é basicamente o que o nome diz: publicidade no traseiro de belas moças e moços que andam pela rua dispostos a baixar-nos as calças para vermos a bela da mensagem publicitária... É uma coisa tão ridícula e tão original que tinha que figurar aqui no PUBmundo. E pela qualidade do material promete resultar... digo eu.

Para mais informações visitem
www.ass-vertise.com