AMI

























Agência: Red Cell Portugal

Esta é nova!


























Será?

Melhor blog de Publicidade

Os blogues PUBmundo e The Hidden Persuader foram eleitos os melhores blogues de Publicidade do ano de 2005 na 1ª edição dos Prémios Contra-Indicados! Ah pois! Quero então agradecer publicamente a "estatueta" ao blog Contra-Indicado e desejar que seja a primeira de muitas edições e que isso signifique também o primeiro de muito prémios para o PUBmundo.

Espírito natalício? Ou falta dele?

Não sei se sentem o mesmo mas, neste momento, a criatividade publicitária das operadoras de telemóveis é como o Pai Natal... não existe. Continuam a castigar-nos severa e dolorosamente com coisas... estúpidas, vá lá!

A Optimus continua com a sua "fantástica" estratégia de comunicação, "cheia" de envolvência de que que tudo é possível, ir mais além, levantar vôo, fazer uma cambalhota com duplo mortal incarpado e viver uma linda história de amor ao mesmo tempo, tudo isto com um telemóvel e com uma música de fundo que está tão gasta que já satura, irrita e faz comichão.

A TMN vai de mal a pior. Já não sabem o que dizer. Supostamente deveriam ter um novo fôlego pela mudança de imagem, não? Exactamente, NÃO! Porque aquilo é muito monótono, pobre, parado. Aquele silêncio que paira sobre os anúncios resulta pessimamente. Será que ninguém vê isto? Por amor de Deus, pelo menos voltem a pôr o Júnior a tocar no final dos anúncios!! É que já nem isso fazem. Acaba sempre com um horrível "Até já" dito por alguém que não se percebe quem é nem o que faz ali. Será um poeta?? Sim porque a criatividade é tão pouca que já recorrem a poesia para vender uma promoção que é sempre a mesma, todos os anos! E inovação, já ouviram falar, senhores da TMN? Isto não é só mudar a côr e o slogan.

A Vodafone é a menos má mas esperava bastante mais depois de um dos melhores anúncios que já vi na minha vida. Até tem algum humor mas a ligação da ideia ao produto é fraquinha. Ou então não tem ligação mesmo. O problema é esse mesmo: não se percebe se tem se não tem o que para todos os efeitos, é mau!

E tenho dito!

Docinho docinho!!


















Agência: DDB Spain

Pausa!

Até à próxima Segunda-feira, dia 12 de Dezembro, o PUBmundo vai fazer uma pausa com Kit Kat. Tempos difíceis... Até lá!

Absolut Christmas

Mais Natal! Agora com a Absolut Vodka... Simplicidade e imaginação. Mais nada.




Natal

Muito bons exemplos de publicidade da época. O primeiro da TBWA Paris para a Tabasco e o segundo da Mccann Ericsson para a Durex. Piri-piri e preservativos!! Bela combinação para o Natal, não?



Ainda mais fino!

Parece que muito fininha também é a nova Sony Cybershot T1... Vamos lá ver onde é que isto vai parar!

Fininho!

Depois do brilhante clip...

















a Sony surpreende-nos agora com um envelope.



Assim o conceito mantém-se, a ideia muda e as televisões vendem-se...

Moved to ebay





Agência: Mortierbrigade, Brussels.

Londres

Campanha da TBWA Brussels para a Eurostar, companhia que explora o comboio de alta velocidade entre Paris e Londres.
























"É tempo de revisitar Londres."

ACA-M

Ainda no seguimento do post anterior, os senhores da ACA-M, lembraram-se de assinalar este Domingo, dia 20, o dia mundial em memória das vítimas da estrada com um anúncio.

Agora olhem bem para ele:

Seguindo a mesma linha de raciocínio, será que não podemos dizer que este anúncio, aprovado pela própria ACA-M, apela directamente ao desrespeito, à vandalização e à destruição dos sinais de trânsito? E que aquele céu, escuro e tenebroso, apela ao terror e ao pânico na estrada? Se eu mandasse na BMW, processava-os.


É hora de atacar.

Não gostei de saber que um dos melhores anúncios da BMW que vi nos últimos tempos está sob acusação judicial da ACA-M (Associação de Cidadãos Auto-Mobilizados).

Segundo eles, "a parte frontal da viatura publicitada, pintada a negro, evidencia traços antropomórficos ou zoomórficos dos faróis dianteiros, evocando sem qualquer ambiguidade um olhar ameaçador" e a frase "É hora de atacar" constitui um "inequívoco e irresponsável apelo à violência rodoviária".

What???

Para não falar na dificuldade gramatical e morfológica que é compreender estas afirmações, não consigo compreender as suas motivações. Eu sinceramente achei o anúncio soberbo e não fiquei mais violento por isso. Esses "inibidores da criatividade" deviam-se preocupar com coisas mais importantes. Além disso, quem compra ou anda num BMW não o quer estourar contra uma berma, de certeza. E quem o guia normalmente, são pessoas com uma idade já madura, consciente e não influenciável por mensagens publicitárias.

O BMW 520d é um carro desportivo, de linhas agressivas. O anúncio não faz mais do que realçar a sua força e potência, quer visual, quer motora. Qual é o problema?


















"It's time to attack"

"Camouflage"

Espectacular campanha da Almap BBDO São Paulo para o novo Volkswagen Crossfox. Produção gráfica pela 6B Estudio. Absolutamente sem comentários!


A líder tal como ela é.

Parece que depois de uns pequenos "percalços" a Super Bock está...


Olha a sapatilha!

Se vos pedissem para criar um anúncio para uma loja de desporto, no que é que vocês pensariam? Provavelmente em tudo menos em tentar ligar os logótipos das principais marcas e, com isso, formar uma sapatilha. Pois é, mas isto tem um nome: criatividade. Da agência alemã Jung von Matt para uma loja de desporto, também alemã, chamada Runners Point. Lindo!


Doritos

Bem, já todos devem conhecer os Doritos. Recentemente lançaram no mercado esta coisa do dippanço que, sinceramente, não tem pernas para andar. Claramente não pegou. Acho que as pessoas não simpatizaram com a expressão. Na minha opinião foi uma tentativa falhada de criar uma nova moda. Para além do produto deixar bastante a desejar! Mas enfim, parece que no Brasil as coisas estão a correr melhor. Eis um outdoor publicitário, no mínimo, diferente.


Ilegalidade

Acho imensa piada a estas coisas:













Só mesmo em Portugal...

Publicidade tamanho XXL

Para além de ser bom, este anúncio é grande! Com 5000 m2, este outdoor foi colocado estrategicamente entre as duas principais pistas do Aeroporto Internacional de Joanesburgo e é um autêntico exemplo de marketing de guerrilha. Acho fantástico o sentido de oportunidade. Imaginem como devem ficar as pessoas que fazem daquelas viagens longas (mais de 5 horas) quando estão a aterrar e se deparam com um outdoor destes? No mínimo, provocatório!

















"Ei, você aí do lugar da janela. Aborrecido? Desconfortável? Para a próxima escolha a Virgin!"

Agência: Net#Work BBDO