Decider? Chopp?

Apetece dizer que está ao rubro a guerra entre as bebidas. Aparece uma bebida nova todas as semanas, tenta-se implementar novas modas, fazer coisas inesperadas mas nota-se muito que são campanhas feitas à pressa, pouco pensadas e sem um rumo concreto.

Primeiro, da Unicer, surge a Decider. Uau! "Bebida totalmente inovadora, rótulo verdinho diferente de todas as outras, mas afinal é o quê? Cerveja? Água com gás de sabor? Bem isso não interessa nada, o que interessa é que fiquemos todos ciderados! Hã? Cide quem? Que significa isso? Ah não interessa, o que interessa é ter piada, aguçar a sede do consumidor pela bebida do futuro. E está feito. Nem é preciso explicar nada, vai toda a gente comprar de certeza."

Depois, a Sagres, ainda engasgada pela grande "Abadia" que levou decide lançar algo totalmente inovador e inesperado. A Chopp! Belo nome... "Estão ZERO graus lá fora, um frio de rachar, mas há que inovar, criar uma bebida "tropical" que nos remeta para o calor e o samba do Brasil!! Uau! Fantástico, vai ser um sucesso. Mas esperem, um grupo de amigos num café, faz o pedido e algo inesperado acontece até que as cervejas se apresentam, fresquinhas, no tabuleiro? Eu já vi este filme na concorrência... Ah não interessa, mete-se a Ivete Zangalo pelo meio e está feito! Mais tarde chamamos o Pierce Brosnan e rebentamos com a concorrência."

Enfim, é esta a ideia que tenho do panorama. Ideias com potencial que são exploradas e forçadas ao máximo, é pena... mas apesar de tudo é bom ver entrar no mercado coisas frescas que acredito que possam resultar. Entretanto a Compal lançou o novo Compal Essencial que esse sim, tem um grande conceito, coerente, razoável. A promessa de ter fruta que se bebe nunca pareceu tão credível!

Estava mesmo a precisar criticar qualquer coisa... Ufa, que alívio.

Fiat Ducato

Eis uma bela campanha de guerrilha que me veio parar ao mail. Da FCB São Paulo para a Fiat Ducato, ainda não vi destes "carrões" mas se o vir, vou querer guiar um. Vazio, porque os tempos são de crise.

A mesma guerra. Diferentes alvos.

















Agência: Springer & Jacoby

Encontrado em:
Brainstorm9

S.O.S. Mata Atlântica

Do Brasil chega-nos uma daquelas a que ninguém fica indiferente. A F/Nazca Saatchi & Saatchi desenvolveu um projecto, para a Fundação SOS Mata Atlântica, visualmente inovador. A campanha, que começou este fim-de-semana, diz-nos literalmente que a Mata Atlântica está a desaparecer. Pessoalmente acho muito bom. Confiram.



Schweppes

Era inevitável esta fonte vir aqui parar. Está a dar que falar esta água tónica que alguns conhecem e poucos sabem soletrar o seu nome. Isto porque a agência Duval Guillaume de Bruxelas teve uma boa ideia: transformar algumas fontes nos países nórdicos em garrafas de Schweppes. E pronto. Assim se faz publicidade.

BPI errou

Bem, eu normalmente não faço isto mas desta vez não resisti e vou publicar uma paródia que eu próprio fiz. É que percebi que o BPI errou na escolha que fez para a sua campanha e acho que esta versão era bem mais convincente...


Revolta

Só para dizer que eu defendo a liberdade de expressão.

FedEx
























Agência: BBDO New York