Mega Mail!

Confesso que não sei se percebi bem o copy mas a ideia tá lá sim sr.! Da agência alemã Scholz & Friends...

Automóvel intenso.

O PUBmundo tem o prazer de vos apresentar aquilo que (muito) provavelmente será o anúncio do novo Peugeot 207. Entre as três opções em votação no site da Peugeot esta é a que melhor reflecte a "intensidade" do carro. Mas se não concordarem podem sempre votar aqui.


WWF 2

E aproveitando o lanço com que estou hoje, aqui vai mais uma grande peça que me chegou ao mail... Diferente e alternativa! Já andou a circular noutros blogs mas merece um post aqui. Os créditos são da DDB.


Sem limite

Este é o anúncio do momento. Não via uma produção destas já fazia algum tempo! Vale mesmo a pena fazer "play". Da agência espanhola Contrapunto para o Metropolitano de Madrid... Muito bom!


Grandes Camelos!

Não é um anúncio mas podia ser. Observem bem esta foto. Num curto espaço de tempo fui (agradavelmente) surpreendido duas vezes pela National Geographic. A primeira foi aqui.


Estrelas?

Este é um daqueles anúncios brilhantes! E tão simples de fazer. Só vão perceber se ampliarem a imagem. Vale a pena!


GPS incluído!



















Agência: Publicis, Frankfurt

OPA assim não dá...

- Porque é que o Tochas esteve tanto tempo calado?

- Se não tivesse havido OPA's, o que é que ele nos teria dito?

- Onde é que pára o slogan e o jingle novo que andou ele tanto tempo a pedir?

- Depois do Limão, da Tangerina, do Figo, do Ananás, do Maracujá e do Morango, qual é o sabor que virá a seguir ao de Cola/Limão?

Apenas isto....

Olha a passarinha!















"Mais disparos, mais chances."

(Cliquem para ampliar)

Banco Alimentar

















Agência: FCB Lisboa

O segredo?

Tanta coisa, tanta coisa e o segredo era este...



















Confesso que estou um bocado desiludido. Mas valeu pelo "suspense".

Já somos campeões! Pelos vistos...

Isto é bonito! Exagerado mas bonito! Não compreendo é como se antecipa uma coisa destas... Já somos os heróis de Berlim e ainda nem pusémos lá os pés, fantástico. Campeões só se for dos preços altos da gasolina...


National Geographic
























Agência: FooteCone & Belding, Lisbon

Purpurinas?

O novo anúncio da OniDuo deixou-me à nora.... mas afinal o que são purpurinas??

Oliveira da Serra

Não sei se já tiveram oportunidade de passar por um outdoor como este. Eu ainda não o vi mas espero encontrar um brevemente. Estes outdoors são colocados entre projectores que simulam raios-laser e assim passam a mensagem. Original, mas cá para mim o consumidor vai continuar a optar pelas garrafas de vidro.















Agência: Mccann Ericsson

Peças Soltas

...

JWT presents...

Duas boas peças da JWT! De São Paulo, a rapidez das sopas Knorr. Do Dubai, a agilidade e tamanho de um Smart. Tinha que as publicar...



















Encontrado em: Ads of the World

SMINT

Hoje é dia de mostrar uma bela campanha com talento nacional. E como é bom ver talento nacional. Da agência Leo Burnett Lisboa para as pastilhas Smint, a campanha tem vindo a ser difundida em vários blogs de publicidade internacionais. "Speak closer" dizem-nos eles... imaginem porquê.



Axe Fantasy

Minhas Senhoras e meus Senhores, isto é do melhor que eu tenho visto nos últimos tempos. Absolutamente brilhante!

Decider? Chopp?

Apetece dizer que está ao rubro a guerra entre as bebidas. Aparece uma bebida nova todas as semanas, tenta-se implementar novas modas, fazer coisas inesperadas mas nota-se muito que são campanhas feitas à pressa, pouco pensadas e sem um rumo concreto.

Primeiro, da Unicer, surge a Decider. Uau! "Bebida totalmente inovadora, rótulo verdinho diferente de todas as outras, mas afinal é o quê? Cerveja? Água com gás de sabor? Bem isso não interessa nada, o que interessa é que fiquemos todos ciderados! Hã? Cide quem? Que significa isso? Ah não interessa, o que interessa é ter piada, aguçar a sede do consumidor pela bebida do futuro. E está feito. Nem é preciso explicar nada, vai toda a gente comprar de certeza."

Depois, a Sagres, ainda engasgada pela grande "Abadia" que levou decide lançar algo totalmente inovador e inesperado. A Chopp! Belo nome... "Estão ZERO graus lá fora, um frio de rachar, mas há que inovar, criar uma bebida "tropical" que nos remeta para o calor e o samba do Brasil!! Uau! Fantástico, vai ser um sucesso. Mas esperem, um grupo de amigos num café, faz o pedido e algo inesperado acontece até que as cervejas se apresentam, fresquinhas, no tabuleiro? Eu já vi este filme na concorrência... Ah não interessa, mete-se a Ivete Zangalo pelo meio e está feito! Mais tarde chamamos o Pierce Brosnan e rebentamos com a concorrência."

Enfim, é esta a ideia que tenho do panorama. Ideias com potencial que são exploradas e forçadas ao máximo, é pena... mas apesar de tudo é bom ver entrar no mercado coisas frescas que acredito que possam resultar. Entretanto a Compal lançou o novo Compal Essencial que esse sim, tem um grande conceito, coerente, razoável. A promessa de ter fruta que se bebe nunca pareceu tão credível!

Estava mesmo a precisar criticar qualquer coisa... Ufa, que alívio.

Fiat Ducato

Eis uma bela campanha de guerrilha que me veio parar ao mail. Da FCB São Paulo para a Fiat Ducato, ainda não vi destes "carrões" mas se o vir, vou querer guiar um. Vazio, porque os tempos são de crise.

A mesma guerra. Diferentes alvos.

















Agência: Springer & Jacoby

Encontrado em:
Brainstorm9

S.O.S. Mata Atlântica

Do Brasil chega-nos uma daquelas a que ninguém fica indiferente. A F/Nazca Saatchi & Saatchi desenvolveu um projecto, para a Fundação SOS Mata Atlântica, visualmente inovador. A campanha, que começou este fim-de-semana, diz-nos literalmente que a Mata Atlântica está a desaparecer. Pessoalmente acho muito bom. Confiram.



Schweppes

Era inevitável esta fonte vir aqui parar. Está a dar que falar esta água tónica que alguns conhecem e poucos sabem soletrar o seu nome. Isto porque a agência Duval Guillaume de Bruxelas teve uma boa ideia: transformar algumas fontes nos países nórdicos em garrafas de Schweppes. E pronto. Assim se faz publicidade.

BPI errou

Bem, eu normalmente não faço isto mas desta vez não resisti e vou publicar uma paródia que eu próprio fiz. É que percebi que o BPI errou na escolha que fez para a sua campanha e acho que esta versão era bem mais convincente...


Revolta

Só para dizer que eu defendo a liberdade de expressão.

FedEx
























Agência: BBDO New York

WWF - Aquecimento Global
























Agência: BBDO

Miúdas do Gás

Claro que nunca vai acontecer. Caso contrário tinhamos metade do país a converter as suas casas para o sistema a gás. Mas leva o meu "clap clap" a ideia do novo anúncio da Galp Gás. Simples, curto, interessante do princípio ao fim. Sem cansar, com humor e há que dizer... um grande truque de marketing porque além de serem mais leves, as novas garrafas Pluma são também um pouco mais pequenas... mas ninguém vai dar por isso e vão continuar a comprá-las ao mesmo preço. Porque foi tudo bem feito, eu gostei. Alguém sabe como se chama a menina?

Rejoice

Alguém já tinha pensado nisto antes?

















Agência: Leo Burnett, Bangkok

Verde?

Afinal, alguém já sabe qual é a nova cor do BES? Só por curiosidade.

Vodafone XL

De vez em quando, constato que cá também se fazem coisas engraçadas. Vejam o caso deste outdoor rectro-iluminado de dimensões curiosas, situado em Lisboa, que não deixa ninguém indiferente. A criatividade é da Brandia. Digno de registo. (Gentilmente enviado por Francisco Heitor, Dir. Marketing da MCO)



Futebol!






















Agência: DudaPropaganda Brasil

Ariel, Nutella, Heinz ou Nescafé?

Esta é uma campanha da Saatchi & Saatchi Budapeste, no mínimo, curiosa. Aguardam-se comentários.



KODAK muda imagem

É mais um gigante que se esforça por se adaptar aos novos tempos e novas tendências. Isto do rebranding é algo que parece estar na moda. Só que agora é um "monstro" empresarial norte-americano que o faz e abandona o seu velhinho logo que já tinha mais de 70 anos! Quando isto acontece temos que assinalar. A Kodak, marca com que já todos convivemos, reformulou o seu logótipo que, em comum com o antigo, apenas mantém o vermelho e amarelo, cores desde sempre utilizadas pela marca, para manter a sua identidade.














Avizinha-se uma nova era na Kodak que tem vindo a ser forçada a mudar gradualmente a sua actividade principal de máquinas e rolos fotográficos para máquinas digitais e software para computador.

Mais informações
aqui

Para conhecer a evolução e história deste logótipo
aqui

Pingo Doce vs. Minipreço

E não é que agora os supermercados Pingo Doce decidem provocar a concorrência? Não é por nada, mas prevejo que uma campanha como esta, vai acabar em processo judicial. Estão abertas as hostilidades!

A história é simples: O Pingo Doce decidiu comunicar que a ideia que se tem que o Minipreço é o mais barato, está errada. Pelo menos quando estamos a falar em produtos iguais. Vai daí, toca a comparar explicitamente marcas, supermercados e preços. Dum lado uma cliente do Minipreço, puxa do seu produto marca DIA e do outro uma cliente Pingo Doce puxa do seu produto marca Pingo Doce. Mas não! Ainda não é agora! O Voz-off alerta-nos para o facto dos produtos não serem iguais... inteligente. Então sacam as duas de produtos iguais, da mesma marca, para se concluir que têm os dois o mesmo preço.

Entretanto parece que o Minipreço já lançou um curto anúncio a explicar que os únicos supermercados que têm preços tão baratos como o Minipreço... são os outros supermercados Minipreço.

Gosto da guerra, duvido da legalidade... mas a mim parece-me que certas e determinadas agências andam com muito trabalhinho neste momento.

VW Golf

Não sei se se recordam deste anúncio fantástico que postei aqui à uns tempos e que mostrava como a publicidade é simples. Aliás a Volkswagen não desilude ninguém com este tipo de peças. Um logótipo poder ser realmente uma arma de comunicação súbtil. Reparem neste outro exemplo que me veio parar ao mail recentemente...
























É a marca associada ao produto em todo o seu esplendor! E assim se vai comunicando lá fora...

Bem preso!

Grande ideia da McCann Ericsson Indonésia para uma empresa de clips chamada Joyko...