Mini-Férias!

Pois, lá teria que ser! Dia 8 o blog regressa ao activo... Até lá vão sugando esse néctar da vida que é a publicidade mas com moderação ou correm o risco de apanhar uma intoxicação... Até rima e é verdade, pelo menos em Portugal. Fiquem bem!

Ariel faz isto?

Olhem, esta foi uma campanha premiada com Leão de Prata no último festival de Cannes que me fez muita confusão (aliás como alguns outros anúncios que vou publicar mais tarde). É que, ou isto é inteligente demais para mim, ou sou burro. Pensei, reflecti e olhei várias vezes, mas não percebi o significado da coisa. A única explicação que consigo fazer é que supostamente aquilo que julgamos ser a nódoa no "Before" é na realidade a cor da peça de roupa e que, portanto, o que está sujo é o resto. Mas parece-me um bocado estúpido e irrealista! Não há nódoas que cubram totalmente e na perfeição uma camisa ou algo do género, a menos que nos enfiemos numa piscina de aguarela dessa cor. Enfim, qual é o objectivo? Se alguém perceber diga! A agência responsável é a Saatchi & Saatchi.





One is enough


















Contra a dor de cabeça....

Pseudo-serviços SMS

"Queres ter a imagem de uma bela moça roliça com enormes seios no teu telemóvel? Envia JÁ uma mensagem para 3333 com a palavra "enormes"! Os teus amigos vão alucinar!"

Sinceramente...

Isto é anúncio que se faça? Não há legislação que proíba isto? Eu nem sou daqueles que fica até muito tarde a ver televisão, mas vejo anúncios destes com bastante frequência e é uma coisa que me choca profundamente. Não há um único intervalo à noite em que estas porcarias não apareçam. Normalmente com um jingle piroso, uma imagem dum Nokia topo de gama para dar "ares" e aquela estúpida imagem no suposto monitor do telemóvel. Tudo isto em fundo preto. Só à chapada mesmo...

Acho uma vergonha, não existe um pingo de esforço para tornar a coisa credível ou aceitável. Nem sei se isto se devia chamar publicidade. E o mais estranho é que não vejo ninguém com responsabilidades a insurgir-se perante isto! Ninguém diz nada, ninguém comenta, é porque todos devem gostar muito, menos eu. Estou mesmo extremamente indignado...

O que é que vocês pensam?

Euro Milhões!

Agora que anda tudo, ou quase tudo, louco pela febre do Euro Milhões (esta semana parece que vão ser mais de 90 milhões!) vem mesmo a calhar aquilo que fui encontrar na net. Para os mais curiosos nestas coisas da publicidade, eis o exemplo de como se promove este jogo em França, sob o slogan "Torne-se escandalosamente rico". Ai ai... (suspiro)



























Scottish Instinct

Está aí o novo filme publicitário da William Lawson's. Curto e grosso como sempre, e também muito divertido. Desta vez, o pretexto do anúncio foi o filme "Instinto Fatal", esse grande êxito protagonizado pela Sharon Stone. Com a idade já a pesar, a actriz é aqui surpeendida. Vejam como fazendo o download do filme, intitulado "Scottish Instinct".


Download "William Lawson's - Scottish Instinct" 2,71MB (ou botão direito - Guardar destino como...)

Tem graça tem!

Eu já ando para falar disto à algum tempo, porque é impossível ignorar. Desculpem lá, eu sei que isto não tem nada a ver com publicidade (ou se calhar até tem, não passa de marketing político) mas, quem vive no Porto tem, com certeza, visto este "fantástico" outdoor espalhado pelas ruas da cidade.

Irritante! Estão o país e a cidade nas ruas da amargura e temos que nos deparar diariamente com o sorriso feio e cintilante deste senhor. Sinceramente, é fazer pouco das pessoas! Aumentos do IVA, governos PS a impedir o desenvolvimento da cidade, o céu escurecido pelo fumo dos incêndios, isto é que são razões para sorrir Sr. Francisco Assis? E promete-nos uma nova energia para a cidade? Só se for nuclear, porque ao preço que o petróleo está não vai muito longe.
Se este senhor conhecesse a cidade, ou pelo menos, tivesse alguma coisa a ver com ela (que não deve ter) não andava para aqui com sorrisos, seria sério e apresentaria propostas concretas para a cidade. Mas como não conhece, ri-se. Está bem... nesse caso voto Rio nas próximas eleições.

GTI Power

Eu sou um fã da publicidade da Volkswagem... Aliás , para mim, Volkswagen e Peugeot são as marcas automóveis que melhor têm comunicado nos últimos tempos. São lições de publicidade! Esta campanha, é da DDB alemã e foi feita para o Golf GTI. Já vos falei aqui da anúncio do carro para TV ("Singin' In the Rain") que é lindo, mas agora mostro-vos a campanha de imprensa, que também foi premiada. Não há muito a dizer: Basta olhar e percebe-se logo tudo. Mas há coisas curiosas: Não é muito comum ir-se por onde a DDB foi, ou seja, pegou em crianças para promover algo que, definitivamente, não é para elas. Para além disso, aqui elas não são um elemento acessório à campanha (porque isso eu já vi), mas sim a base da mesma. A campanha consiste em mostrar momentos em que as crianças agiram de forma bem mais adulta. E o slogan ("Para meninos que sempre foram homens") reforça a situação. Enfim, gostei muito porque é cómico e transmite o espírito GTI, se bem que já ouvi dizer, que era machista. Será que as mulheres não podiam guiar um GTI? Sinceramente, não quero responder a esta pergunta...:)






































































Vidinha de cão

"Because dogs don't always have it easy"



Não UZO mas gosto!

Sim senhor! A máscara que a TMN usou para tapar a sua cara parece estar a funcionar em pleno.

Eu pelo menos gosto. Mas acho que por trás está uma grande estratégia de "ocultação". Em primeiro lugar o que é isso do UZO? uma operadora? ou um tarifário? É que a diferença entre ambos é muita e à primeira vista parece ser uma operadora nova. Agora se analisarmos bem percebemos claramente que, neste momento (e digo neste momento porque não conheço a estratégia para o futuro) é simplesmente um tarifário da TMN.

E quais são as referências da TMN na campanha de comunicação da UZO? Nenhumas. Eu fui cliente TMN durante 5 anos e à medida que o tempo foi passando fui ficando cada vez menos satisfeito com os serviços sistematicamente pagos, sistematicamente mais caros do que a concorrência. Até que mudei. E assim como o fiz muitos outros o fizeram.

Os clientes vão fugindo e a TMN decide criar a UZO para os tentar agarrar de novo. E aí é que está a inteligência da campanha: Ela é vistosa, criativa e não satura. Parace uma coisa totalmente diferente, totalmente nova a que a TMN é alheia. Só que no fundo não passa duma máscara bem bonita para a cara feia da TMN neste momento. E a desconhecimento das pessoas fá-las cair de novo na armadilha que pensavam ter fugido.

Há que dar o mérito! A campanha para mim é muito atraente e está bem pensada. É um bom trabalho de Marketing mas eu... vou continuar na concorrência.

DHL em Cannes

É uma delícia ver os vencedores todos os anos do festival de Cannes e, para mim, um alívio. Tanto trabalho de qualidade, coisas que, definitivamente, não estamos habituados a ver.
Gostei realmente desta campanha da DHL, que tem sido pouco falada e que assinalou os 25 anos de presença da empresa no México. A ideia foi relevar as dificuldades com que muitas vezes as empresas deste género se deparam. Problemas que elas têm no dia-a-dia que nós ignoramos mas se pensarmos mais um pouco sabemos que existem. Para realçar ainda mais o facto, o slogan é excelente: "Nothing stop us". Assim, a DHL demonstra resistência, desembaraço e rapidez, numa palavra: qualidade. Muito inteligente. Forma divertida de comunicar. A agência responsável foi a Ogilvy & Mather.