Chegou a PSP!

Por esta hora estão dezenas de pessoas a fazer filas na Fnac e na Worten por causa dela... Sinceramente não consigo compreender muito bem esta febre pela PSP... e o mesmo se aplica a este cartaz mas vá lá, visualmente agrada.

Recrutam-se bombeiros...
























Bombeiros precisam-se não é verdade? Isto é que é uma campanha de recrutamento eficaz! (cliquem na imagem para ampliar)

Super Bock

Já todos estamos habituados a ver os mupis da Super Bock pela cidade. Faz parte do dia-a-dia. São divertidos, imaginativos e simples. Para além disso há sempre a tendência positiva (digo eu) de associar a sua comunicação a eventos ou épocas do ano. Uma receita que vai funcionando, ou não fosse a marca líder em Portugal. Alguns desses mupis são hoje recordados por todos, pelo seu sentido de oportunidade e humor.

Esta semana deparei-me com um novo que achei particular. O copy diz: "Líder de Viana a Sagres. Super Bock, Sabor Autêntico." Ora bem, sendo eu um admirador do marketing de guerrilha fiquei logo a pensar se teria sido intencional ou não. Será que se quis apenas dizer que a Super Bock é líder nacional, sem segundas intenções, ou foi mesmo para "picar" a cerveja concorrente? Se o foi, foi muito bem feito! Eu se trabalhasse agora na Sagres estava a refrescar a minha ideia de cerveja mas de cabeça perdida... Afinal, o que se pode fazer? Portugal tem mesmo um cantinho chamado Sagres!

Também veio à baila outra questão: Ora bem, se a Super Bock é líder de Viana a Sagres quem é a líder de Valença a Viana? Será que se esqueçeram desta parte do país?

Delírios de um aspirante a publicitário...

It's a big ad!

Escrevam o que vos digo: Carlton Draught é a marca de cerveja do momento. Estou "esmigalhado" com o anúncio que me passou à frente dos olhos recentemente. Senti uma mistura de sensações, talvez entre o arrepio e a gargalhada. Se calhar a cerveja em si não é tão boa como uma Super Bock, mas este anúncio é algo de muito, muito saboroso. Directamente da Austrália, a agência George Patterson Partners fez aquilo que eu considero um grande anúncio. E realmente "Big Ad" é um grande anúncio. Lembra-se do logótipo humano que Portugal promoveu aquando da candidatura do Euro 2004? Agora juntem movimento, humor, música e cerveja. "Big Ad" é uma abordagem directa ao consumidor, sem tabús. Simples no conceito, complexo na ideia mas extremamente eficaz. É tudo o que uma marca quer e mais nada. Eu só vos posso recomendar que façam o download e que dêm a vossa opinião. Fantástico!


Download "Carlton Draught - Big Ad" 3,75MB (ou botão direito - Guardar destino como...)

Deixa arder...


















Nada mais apropriado para a época...

Post-it

Bem, não sei se repararam mas ultimamente tenho andado para descobrir semelhanças entre campanhas publicitárias distintas e até mesmo casos de plágio. Isto passa, mas há coisas muito curiosas: Acabo eu de publicar a campanha da Volvo que me impressionou pela "brincadeira" que fazem com o papel e descubro uma outra campanha que parece ter vindo da mesma mente criativa. Neste caso, a cliente é a Post-it. Todos sabemos para que serve. Para nos lembrar de algo. O que estes anúncios nos provam é que nem precisamos escrever nada no rectângulo amarelo para nos lembrarmos daquilo que é preciso fazer... Mas reparem na ideia... Intrigante não? Acredito que seja uma coincidência mas há sempre vontade de especular. De qualquer maneira é mais um belo trabalho. Não consegui descobrir qual foi a agência, se alguém souber diga.



















































Volvo S60

Chegou-me ao mail uma campanha bem interessante da Volvo realizada pela Ogilvy's New York. A história é simples: os criadores da campanha tiveram que mostrar que o Volvo S60 foi redesenhado para se manter competitivo. E assim, pegaram nas principais características do S60 que foram melhoradas desde a versão anterior e divulgaram-nas em papel. Em papel quadriculado para ser mais preciso! Amassaram-no, dobraram-no, enrolaram-no, enfim, fizeram o que foi preciso. E eu aplaudo. Fiquei a saber que este carro agora tem uma melhor protecção contra impactos, uma aerodinâmica melhorada e está muito mais rápido. Não esperava outra coisa de um topo-de-gama mas é bem original a maneira como o divulgaram.






O poder de uma estante

Mas que belo anúncio este do iPod! Como é que um trabalho de publicidade tão branco e limpo pode significar tanta coisa? Eu nem vou perder tempo a explicar o conceito, é claro demais. Como os brasileiros dizem: "Bela sacada". Parabéns à TBWA Brasil.

















Curiosamente este anúncio fez-me logo lembrar um outro que tinha no meu arquivo, mais antigo, que apesar de ter um conceito totalmente diferente, utiliza o mesmo instrumento (uma estante) para evidenciar a qualidade do produto. E fez-me pensar bastante. É engraçado como é possivel pegar numa coisa tão insignificante como uma estante para, de uma maneira ou de outra diferente, transmitir algo da forma que queremos com objectivos muito específicos.
Neste caso, o produto foi o Jeep Cherokee.
















Façam as vossas comparações... (não se esqueçam que podem ampliar as fotos para o tamanho original. Basta clicar nas mesmas.)

Regresso ao passado

Regressado de uma semana no Gerês onde estive longe da televisão e rodeado de gente à procura da Elsa, liguei a televisão esperançado em ver novidades publicitárias, coisas novas e originais que fossem bem humoradas e bem feitas.

Mas não...

Os gelados da OLÁ continuam a pedir para que não se esqueçam deles (aquilo deve estar mesmo mal... afinal estamos no Verão não é?);

O Mourinho ainda não investiu o dinheirinho dele no BPI mas continua a tentar convencer os outros para o fazerem;

A Rita Andrade ainda não fala com o namorado (se não custa nada porque não o faz?);

A PT continua a não conseguir fazer acreditar as pessoas que as chamadas nacionais só custam 1 cêntimo por minuto (eu também não acredito);

A Optimus nem comento;

Os miúdos do Ecoponto continuam uns chatos com aquelas vozes esganiçadas (Já percebemos todos que existem ecopontos PEQUENOS! Calem-se por favor!!);

Enfim... confesso que não tinha muitas saudades disto. Vou esperar ansiosamente que, nos próximos tempos, os anúncios melhorem qualitativamente e que sejam mais inovadores e breves! A repetição é uma coisa que cansa as pessoas mas parece que ainda ninguém percebeu isso.
Entretanto vou continuar com a tarefa de divulgar o que há de bom na pubicidade e que, normalmente vem de fora. O costume...

Fiquem atentos!